Quixadá, no Sertão Central, teve um dos carnavais mais tranquilos da sua história neste ano de 2019, mérito do próprio povo, que colaborou com o esquema de segurança montado pela prefeitura local e a Polícia Militar. Nenhuma ocorrência de violência foi registrada pelo 9º Batalhão da PM, sediado na cidade.
Divididos entre apresentações de bandas e o “Circuito de Paredões”, cada dia do carnaval em Quixadá teve alegria e diversão para satisfazer os foliões. E eles abraçaram a ideia. Nesta terça-feira, por exemplo, último dia da festa, cerca de 25 mil foliões curtiram a apresentação do Zé Cantor e Solteirões do Forró na Praça José de Barros. (Assista vídeos no final desta matéria.)
Os impactos na economia local também foram sentidos. A movimentação foi acima da expectativa em restaurantes, pizzarias e bares da cidade. Houve casos em que todos os alimentos e bebidas no estoque acabaram antes do previsto.
Alguns supermercados viram uma explosão de consumo e tiveram que ampliar sua força de trabalho para acompanhar o ritmo das vendas. Quem foi a estabelecimentos como o Supermercado Pinheiro, por exemplo, viu de perto a grande quantidade de pessoas nas filas dos caixas.
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Pedro Baquit, foram investidos cerca de R$ 190 mil na realização do evento.
V E J A T A M B É M:
Escola de Samba tem ala homenageando Quixadá, o Açude Cedro e a Galinha Choca no desfile do Rio de Janeiro
“O retorno foi grande. Quem tem experiência com o comércio garante que o dinheiro que circulou no município nos quatro dias ficou bem acima de R$ 1 milhão. Isto é retorno. A função do evento, além de oferecer a diversão que as pessoas querem, é também de aquecer a economia naquele período. Conseguimos isto”, disse o gestor.
VÍDEOS: