Quixadá realiza sua primeira transferência intermunicipal de paciente em ambulância UTI

Acompanharam a viagem, além do Dr. Omã, o enfermeiro Lucas e o condutor socorrista Márcio.

O município de Quixadá realizou, na manhã desta quinta-feira (06), sua primeira transferência intermunicipal de paciente na nova ambulância UTI.

O paciente é um bancário de 41 anos, com quadro clínico grave em decorrência da covid-19. Ele permaneceu por 36 horas na Unidade Covid do município recebendo ajuda para respirar, enquanto aguardava uma ambulância UTI que deveria ter sido enviada pelo seu plano de saúde. O plano, porém, até as 10 horas de hoje não havia enviado o veículo.

Com o quadro clínico do paciente evoluindo para níveis mais críticos, a equipe médica municipal liderada pelo Dr. Omã Murab resolveu não mais aguardar pelo serviço privado e, com autorização da Secretária de Saúde, Juliana Câmara, realizou a transferência de alto risco para a ala covid do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza.

Acompanharam a viagem, além do Dr. Omã, o enfermeiro Lucas e o condutor socorrista Márcio.

Esse serviço inaugura uma nova fase para Quixadá, que agora possui capacidade própria para realizar transporte de alto risco de pacientes com necessidades especiais. A nova ambulância está equipada para realizar no percurso todos os serviços normalmente realizados em uma UTI de hospital, sendo, desta forma, instrumento importantíssimo para salvar vidas.

A ambulância foi adquirida pela administração Ilário Marques no mês de julho. Em seguida foi equipada com instrumentos que a tornaram uma UTI móvel. Segundo o prefeito, uma segunda ambulância também será incluída no sistema local de saúde nos próximos meses.


Compartilha:

Veja Mais