Os novos prefeitos de Quixadá e Quixeramobim, respectivamente Ricardo Silveira e Cirilo Pimenta, terão em 2021 a ajuda de um recurso extra importante para ações de saneamento. É que o Ceará será uma das 26 unidades federativas brasileiras a serem beneficiadas com repasse de verbas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para dar continuidade a obras de saneamento básico. Serão R$ 10,3 milhões para 12 projetos em dez municípios cearenses. O foco da ação é garantir que as atividades não sejam paralisadas em 2021 e assegurar, por meio de renovação e com novas contratações, 31,5 mil postos de trabalho.
As cidades que concentram ações que receberão o investimento são Fortaleza, Aracati, Camocim, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá. A projeção é que 418,6 mil pessoas sejam impactadas positivamente com a conclusão dos trabalhos. Repasses serão aplicados em todas as regiões do Brasil, sendo o Ceará o estado estado do Nordeste com menor fluxo de repasse do MDR.
No Nordeste, o maior volume de investimento foi para a Bahia, que receberá R$ 128,3 milhões, terceiro maior valor anunciado pelo MDR em todo o País. A verba deve ser aplicada em 21 empreendimentos, afetando o tratamento de esgoto e fornecimento de água em 41 cidades. (Via O Povo)