Uma boa notícia para começarmos esta segunda-feira com esperança: Quixadá está há dois dias sem registrar novas mortes por Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde local, o último registro de morte pela doença aconteceu na sexta-feira, 21. A constatação é importante, pois marca um freio nas mortes diárias que estavam acontecendo no mês de maio. Desde o dia 1º até o dia 21, foram 38 óbitos.
Outro dado importante é a redução no número de casos ativos do vírus, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. Embora não muito expressiva, a diminuição pode ser comemorada, tendo caído de 679 na sexta-feira, para 538 neste domingo.
Estes dados ainda não refletem o lockdown realizado nos últimos sete dias. A influência de uma parada deste tipo só pode ser sentida no decorrer dos 15 dias posteriores, tempo equivalente ao período ativo do vírus no corpo dos pacientes.
Nesta segunda, começa a flexibilização das medidas sanitárias. Com o comércio reaberto, junto aos bancos e casas lotéricas, escolas de ensino infantil, padarias e academias, há preocupação legítima de que os efeitos do lockdown sejam anulados. De toda forma, o lockdown será mantido nos finais de semana, o que deve ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema local de saúde.