Quixadá: Cidadania pedirá que vereador que atacou eficácia de vacina contra a Covid-19 saia do partido ou será expulso

Vereador Renê Matias (Cidadania).

O Cidadania, partido no qual está filiado o vereador Renê Matias Lobo, em Quixadá, informou ao DQ que pedirá que o parlamentar deixe a sigla. Do contrário, enfrentará um processo disciplinar para sua expulsão compulsória.

Neste sábado, 17, Renê Matias divulgou áudios em grupos de Whatsapp atacando a eficácia da vacina CoronaVac. Segundo o parlamentar, “se você fizer uma análise da CoronaVac, quase todas as pessoas que tomaram ela mesmo assim se reinfectaram e morreram.” A informação, claro, não é verdadeira.

A fala do parlamentar repercutiu no Brasil e recebeu reprimenda do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, que manifestou apoio a uma nota de repúdio da direção da sigla em Quixadá. O mesmo fez o presidente estadual do partido, Alexandre Pereira.

A nota de repúdio à fala de Renê Matias foi assinada pelo presidente municipal do Cidadania em Quixadá, Giliarde Silva. Nela ele afirma que ‘não há margem para discussão sobre a eficácia de vacinas’ contra a Covid-19. Para o dirigente, a fala do parlamentar “é desprovida de qualquer fundamento técnico e científico”. Aponta, ainda, para a “falta de formação ou qualificação na área da saúde” por parte do vereador.

A nota do partido classifica a fala de Renê Matias como “mentira” e “distorção de fatos” e diz que o vereador “infringe seu dever de manter conduta ética, pessoal e profissional, compatível com as responsabilidades partidárias.” 

O presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá, Louro da Juatama, nada disse sobre o episódio e a instituição não divulgou qualquer nota oficial sobre o que ocorreu, embora a defesa pública da vacinação seja a medida mais sensata e exigência que se impõe ao parlamento neste grave momento da crise sanitária.

Confira a íntegra da nota do Cidadania:

O Partido Cidadania 23 reafirma seu dever de compromisso enquanto instituição democrática com respeito máximo ao direito a vida e a saúde e responsabilidade econômica e social com todos os brasileiros, especialmente a população quixadaense, entendendo como imprescindível, e sem qualquer margem de discussão, a defesa da vacinação para todos e pela vida, e manifesta seu repúdio veemente a propagação de notícias falsas (fake news) daqueles que, sem qualquer conhecimento técnico ou científico, questionam a eficácia de vacinas disponíveis.

A recente fala do Vereador Renê Matias Lobo, em que afirma que “(…) se você fizer uma análise da CoronaVac, quase todas as pessoas que tomaram ela mesmo assim se reinfectaram e morreram (…)” e questionou a eficácia da vacina em “(…) evitar casos graves, evitar mortes (…)”, noticiadas por veículos de comunicação e encaminhadas a membros do Diretório Municipal, é desprovida de qualquer fundamento técnico e científico ante sua falta de formação ou qualificação na área da saúde ou correlatas.

O Cidadania 23 e em consonância com as disposições do seu Estatuto respeita a emissão de opiniões de seus filiados. Todavia repudia fervorosamente a manifestação exposta pelo Vereador Renê Matias por constituir verdadeira distorção de fatos, propagar notícias falsas, induzindo p. ex. a população mais carente e sem conhecimentos a não se vacinarem etc, em um momento de escalada incontrolável da COVID-19, o que infringe seu dever de “manter conduta ética, pessoal e profissional, compatível com as responsabilidades partidárias” (art. 11, inciso III, do Estatuto) e estão sujeitas a medidas disciplinares.

O Cidadania também reafirma a defesa irrestrita do Estado Democrático, dos valores republicanos e da defesa aos direitos fundamentais a vida e a saúde, alertando aos agentes públicos, inclusive ao Vereador, de seus deveres de agir conforme a legalidade, moralidade, probidade e boa-fé p. ex. Esses valores são diametralmente opostos na fala do Vereador Renê Matias diante do conteúdo inverídico e desprovido de qualquer embasamento técnico e científico no pior momento da pandemia de COVID-19 e em meio a recente e crescente escalada no número de mortos e contaminados, em Quixadá, no Ceará, e no país.

E, nesse sentido, o partido deliberará acerca das providências que serão tomadas e poderá instaurar procedimento disciplinar para apurar esta e outras condutas praticadas desde o início do mandato e que são contrárias ao disposto no Estatuto Partidário e no Código de Ética.

Quixadá/CE, 17 de abril de 2021.

FRANCISCO GILIARDE SILVA SOARES
Presidente Municipal do Cidadania 23


Compartilha:

Veja Mais