Quixadá abre unidade exclusiva para atendimento de casos suspeitos de covid-19

Quixadá abre unidade exclusiva para atendimento de casos suspeitos de covid-19.

O município de Quixadá inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 01, uma unidade de saúde de referência e exclusiva para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

O prédio, inicialmente projetado para se tornar uma Unidade Básica de Saúde, foi adaptado durante um mês com investimentos de quase R$ 500 mil, recursos próprios da prefeitura, para se tornar um local capaz de oferecer cuidados iniciais aos casos menos graves, mas que precisam de atenção médica.

A unidade recebeu medicamentos e equipamentos que a tornam apta a manter pacientes entubados temporariamente, até que vagas definitivas em hospitais de referência do Estado, como o Hospital Regional, sejam disponibilizadas. A prefeitura adquiriu para o local 3 respiradores e aguarda mais 6 do Governo do Estado.

Por causa da demanda mundial por respiradores, a compra deles tem sido difícil, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional. Aquisições feitas em outros estados, por exemplo, tem sido barradas pelo Governo Federal, que sequestra os equipamentos para usar segundo os critérios do Ministério da Saúde em âmbito nacional.

Quixadá abre unidade exclusiva para atendimento de casos suspeitos de covid-19.

A partir de sua abertura, a unidade custará à prefeitura, incluindo folha de pagamento de médicos, enfermeiras e servidores de vigilância, limpeza e outros, bem como com aquisição de insumos necessários, quase R$ 300 mil por mês. 30 profissionais vão trabalhar na unidade.

O acesso à unidade não será como em outras unidades de saúde. Todos os que forem recebidos nela passarão, antes, por uma avaliação médica e apenas casos realmente suspeitos ou com sintomas evidentes de covid-19 poderão ser tratados temporariamente ali.

Uma ambulância também foi separada exclusivamente para transporte de pacientes com suspeita de covid-19 até a unidade.

A iniciativa de Quixadá é pioneira na região e pode, efetivamente, contribuir para salvar vidas neste período de ascendência da curva de infecções. Em casos de emergência relacionados ao coronavírus, será sempre bom ter um ponto de apoio imediato, na própria cidade, antes de encaminhar pacientes às UTI’s do Estado.


Compartilha:

Veja Mais