Certificado compartilhado por militantes não comprova registro no CRM de especialidade em cardiologia

Certificado compartilhado por militantes não comprova registro no CRM de especialidade em cardiologia de Ricardo Silveira.

Militantes do médico Ricardo Silveira (PSD), candidato a prefeito de Quixadá, estão tentando provar para si mesmos que o profissional possui especialidade em cardiologia. É de se esperar que façam isso, já que é extremamente constrangedor reconhecer o contrário.

Durante muitos anos, Ricardo Silveira tem se apresentado como médico cardiologista. O DQ mostrou, porém, que o Conselho Regional de Medicina (CRM) não registra o candidato como especialista em cardiologia.

O documento apresentado pelos militantes do político é um certificado que comprova dois anos de estudos em uma subespecialidade da cardiologia, isto é, cardiologia intervencionista. O médico só ganha o título de cardiologista, porém, quando possui também dois anos de residência médica em cardiologia. Depois disso, para atuar como tal, precisa registrar sua especialidade junto ao CRM.

Para provar que é mesmo cardiologista, Ricardo Silveira deveria apresentar, não um certificado insuficiente para obtenção do título, mas o número do Registro de Qualificação de Especialista (RQE), documento que todo médico deve ter ao se anunciar especialista em alguma área.

A própria Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, que emitiu o certificado do candidato, reconhece em seu site oficial que o curso é preparatório e não é suficiente, por si só, para obtenção do título de especialista: “O Curso de Aperfeiçoamento é oferecido à Médicos, que aprimorando seus conhecimentos cumprem pré-requisitos para torná-los aptos ao bom exercício profissional e se houver concordância da respectiva Sociedade Médica, prestar exame para obtenção do Título de Especialista.” Ou seja: o título não é dado automaticamente após a conclusão do curso certificado.

Em Quixadá, segundo o CRM, apenas dois médicos possuem título de cardiologista com RQE registrado: são os doutores José Eduardo Dutra Martins (RQE 1697) e Kleiber Marciano Lima Bomfim (RQE 6935).

Únicos médicos em Quixadá com título de cardiologistas registrados junto ao CRM.

Compare com os dados de Ricardo Silveira disponíveis no CRM:

No CRM, o médico Ricardo Silveira não aparece como especialista em cardiologia. Não há número de RQE registrado.

Curiosamente, apesar dos compartilhamentos feitos pelos militantes no Instagram e em grupos de Whatsapp, o próprio médico candidato não divulgou o certificado em suas redes sociais oficiais. O DQ supõe que ele reconheça a fragilidade do argumento. Por outro lado, se o candidato mostrar seu número de RQE e a respectiva inscrição junto ao CRM, o DQ corretamente virá a público para corrigir o erro. Do contrário, quem deve se corrigir e pedir desculpas à população é ele.


Compartilha:

Veja Mais