A vigésima edição do Pula Fogueira chegou ao fim neste sábado, 20. As bandas Calcinha Preta e Noda de Caju sacudiram a praça José de Barros e colocaram as cerca de 20 mil pessoas para dançar.
Nos dias anteriores, as bandas Magníficos, Paulo Junior, Toca do Vale e Dieguim do Quixadá foram as atrações principais.
Os três dias de festa foram concluídos com notável organização e colaboração entre as diversas áreas da prefeitura e autoridades de segurança do Estado.
O público deu exemplo de cooperação e brincou em paz. Nenhuma ocorrência policial de natureza grave foi registrada no interior da festa. A população quixadaense mostrou que queria mesmo era a diversão e a alegria do Pula Fogueira.
No início da noite, a chuva ameaçou esvaziar a praça, mas a precipitação parou meia hora antes do início da programação. Houve um pequeno atraso para começar, por causa da necessidade de preparar o palco após a chuva, mas o público não decepcionou. Por volta de 22 horas, a José de Barros já estava “entupida” de gente!
O prefeito Ilário Marques comemorou no palco o êxito do evento. Ao lado de secretários, da primeira-dama, Rachel Marques, e do Deputado Osmar Baquit, ele prometeu que em 2020 o Pula Fogueira será ainda maior. Em sua fala, que também incluiu uma defesa do respeito às mulheres, o prefeito foi efusivamente aplaudido.
O DQ tomou conhecimento que está sendo estudada a possibilidade de tornar o Pula Fogueira um evento de quatro dias, com apresentações de grandes bandas, festival de quadrilhas e atividades estendidas, assim como a ampliação da parceria com a iniciativa privada.
A organização do evento ainda está trabalhando para produzir um balanço do evento, para mensurar os impactos econômicos, estimativas gerais de público e outros dados.
Sem dúvidas, o Pula Fogueira 2019 vai deixar saudades. Felizmente, em se tratando da disposição do povo da Terra dos Monólitos para ser alegre, batalhador e feliz, NADA APAGA ESSA CHAMA!
Calcinha Preta
Noda de Caju