Sem conseguir transferência para UTI, paciente morre na UPA de Quixadá

Sem conseguir transferência para UTI, paciente morre na UPA de Quixadá.

Um paciente idoso internado na Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá (UPA) morreu na tarde desta sexta-feira, 05. O homem, cuja identificação não será dada aqui em respeito ao momento de dor da família enlutada, não conseguiu transferência para uma UTI. O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) está lotado e é muito difícil encontrar leitos de UTI em Fortaleza. Após o óbito, parentes do falecido foram instruídos a não realizarem velório e enterro comuns. A  secretaria de saúde ainda não confirmou se o óbito se deu por covid-19. Na hipótese de que tenha sido, o número de vítimas da doença sobe para 101.

Em 2020, nos meses mais críticos da crise sanitária, quando hospitais de referência estavam lotados, pacientes em situações semelhantes contavam com a Unidade Covid, que tinha 20 leitos, vários deles com ventiladores mecânicos e assistência médica exclusiva para doentes de Covid-19 24 horas. Muitas vidas foram salvas. Mas a Unidade Covid foi desativada quando a primeira onda da pandemia passou e o número de pacientes foi zerado. Não se justificava mais manter o gasto de quase meio milhão por mês. Mas a estrutura e os equipamentos ficaram à disposição. No entanto, a gestão atual ainda não decidiu se vai reabrir a Unidade.

O prefeito Ricardo Silveira informou na noite desta sexta-feira que aguarda os 10 leitos de UTI prometidos pelo Governo do Estado, ainda em agosto de ano passado, ficarem prontos na Maternidade Jesus Maria e José. Mas não disse nada sobre reabrir a Unidade Covid.

A morte do paciente que não conseguiu transferência parece sugerir a necessidade urgente do município entrar em lockdown. Especialistas apontam para o pico da segunda onda de covid-19 a partir do dia 12 de março. O agravamento repentino da crise sanitária, com um município sem leitos de UTI, sem Unidade Covid e sem conseguir vagas em outros lugares, tem potencial para colapsar o sistema de saúde local.


Compartilha:

Veja Mais