Prefeitura isola UPA para atendimentos exclusivos de casos suspeitos de Covid-19; emergências vão para Eudásio Barroso

Prefeitura isola UPA para atendimentos exclusivos de casos suspeitos de Covid-19; emergências vão para Eudásio Barroso.

A Secretária de Saúde de Quixadá, Benedita Oliveira, anunciou que readequou o atendimento de urgências e emergências no município, direcionando todo o fluxo para o Hospital Eudásio Barroso. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), usada antes como porta de entrada no sistema municipal de saúde, receberá apenas casos suspeitos de Covid-19, tais como pacientes com sintomas respiratórios.

De acordo com as autoridades de saúde, a medida visa separar pacientes com sintomas de covid-19 de outros com sintomas diferentes.

Integrantes da equipe de saúde da antiga gestão, consultados pelo DQ, disseram em anonimato que veem a medida com muita preocupação. Para eles, pacientes assintomáticos, mas com Covid-19, podem acabar indo parar no Eudásio Barroso e contaminar o ambiente também. A solução, dizem, seria manter a triagem de pacientes na UPA mesmo, direcionando ao Eudásio Barroso, como feito em 2020, apenas aqueles que, depois de testagem, comprovarem não estar contaminados com o coronavírus. Mesmo que se faça uma triagem no próprio hospital, o paciente já terá entrado no ambiente.

Segundo dizem, a nova medida vai acabar potencializando o vírus no município. Crianças, por exemplo, que forem levadas ao Eudásio Barroso por outros motivos, podem estar contaminadas com coronavírus e, geralmente, sem nenhum sintoma.

Há também muita preocupação de integrantes da própria equipe atual de saúde, consultados igualmente em anonimato pelo DQ, com a ausência de acompanhamento de pacientes em domicílio, como feito antes. A medida permitia a identificação da evolução do quadro clínico de cada paciente comprovadamente infectado e o auxílio médico adequado era feito na própria residência, por enfermeiras e médicos, presencialmente e por videoconferência, tornando desnecessário que estes se dirigissem às unidades de saúde. No começo de 2021, o serviço foi descontinuado, explicam, e todo mundo passou a se dirigir à UPA, resultando na explosão de novas contaminações.

A Secretária Benedita Oliveira, porém, em vídeo divulgado ontem, diz acreditar que o isolamento da UPA será útil para conter o avanço do vírus.


Compartilha:

Veja Mais