Prefeitura de Quixadá propõe implantação de sistema de videomonitoramento e trabalho integrado das forças de segurança

No centro, Ilário Marques apresenta proposta de videomonitoramento para Quixadá.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, propôs nesta terça-feira, 11, implantar na cidade um amplo sistema de videomonitoramento, com vistas à promoção da segurança pública.

Inicialmente, cerca de duzentas câmeras de alta resolução devem ser instaladas em locais estratégicos da área urbana, definidos com base em dados da Polícia Civil. Um centro de controle e armazenamento de dados, comandado pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, também será construído.

No projeto está incluído o uso de drones para patrulhamento aéreo. Identificado um local alvo de assalto, por exemplo, os agentes no centro de controle e monitoramento poderão seguir os criminosos com os drones e fornecer à polícia dados exatos sobre identidade e localização dos bandidos, dificultando as fugas. Conduta suspeita identificada através da vigilância eletrônica será comunicada à polícia, ao Departamento Municipal de Trânsito e à Guarda Municipal, tornando o sistema intimidatório e preventivo.

No contrato com a empresa que fornecerá o serviço de videomonitoramento estará contemplada a questão da manutenção dos equipamentos e até o deslocamento das câmeras. Num grande evento, por exemplo, uma quantidade maior delas poderão ser deslocadas para a área de concentração de público.

A proposta de Marques foi bem recebida. O Coronel Rodrigues, comandante do 9ª Batalhão de Polícia Militar, elogiou bastante a iniciativa, assegurando total apoio à parceria com a prefeitura. Ele disponibilizará um oficial para chefiar o Centro de Controle e a segurança do local.

“O município não pode ficar alheio à questão da segurança pública. Nosso município tem 85 mil habitantes, com uma população flutuante grande. Temos necessidade de que nossa imagem quanto à segurança seja preservada mais do que qualquer outra coisa, por conta de sermos uma cidade de comércio, de serviço, universitária e turística”, disse Ilário, revelando em seguida que o custo estimado do projeto está na casa de R$ 1 milhão, valor que deve ser obtido de emendas parlamentares da Deputada Rachel Marques e do Deputado Osmar Baquit.


Compartilha:

Veja Mais