Prefeitura de Quixadá lança edital de financiamento público para projetos artísticos e culturais

Prefeitura de Quixadá lança edital de financiamento público para projetos artísticos e culturais.

O financiamento público de atividades culturais, desejo antigo da classe artística local, passa a ser realidade em Quixadá, no Sertão Central. A Fundação Cultural do município promoveu, na noite de sábado (7), no Centro Cultural Rachel de Queiroz, a cerimônia de lançamento do Edital Cultural 2020.

O edital prevê recursos orçamentários na ordem de R$ 40,000 para investimentos na realização de programação cultural e demais eventos promovidos ou apoiados pela Fundação Cultural de Quixadá, valorizando manifestações artísticas locais e oferecendo à população uma programação cultural e diversa.

A iniciativa abre portas para a contratação de serviços de artistas e grupos artísticos culturais devidamente cadastrados, das áreas da música, literatura, artes cênicas (que abrange as linguagens do teatro, circo e dança) e cultura popular.

A noite foi marcada pelas presenças de artistas de diversos segmentos e manifestações culturais. Os renomados maestros Dudu Ferreira e Didi Barros presentearam o público com o som da música “Aquarela do Brasil”.

O secretário de Cultura Esportes e Juventude, Audênio Moraes, disse: “Estou muito feliz e honrado. Pela primeira vez na sua história a Fundação Cultural lança seu primeiro edital de apoio aos nossos artistas. Serão 40 mil reais investidos em projetos culturais. Obrigado ao nosso prefeito Ilário por todo apoio às nossas ideias”.

Ao assinar o edital, o prefeito Ilário Marques destacou a importância de democratizar o acesso aos recursos públicos por meio da descentralização do incentivo e o apoio às manifestações culturais. “Entendemos a cultura como as várias formas de manifestações artísticas e culturais, mas também comportamental, de uma população, de uma comunidade”, disse.

Ilário falou que é uma experiência que só as grandes cidades e o governo do estado promovem e que ao se concretizar em Quixadá, gradativamente os recursos serão aumentados.


Compartilha:

Veja Mais