Equipe de Quixadá leva primeiro lugar na maior competição de interação humano-computador do Brasil

Progster: aprendendo lógica de programação com um tabuleiro eletrônico, de autoria de Raíssa Lemos, Maria Alquimara Braz, Gabriella Barroso e Ingrid Monteiro ficou em primeiro lugar.

O Campus da UFC em Quixadá garantiu três das seis equipes de estudantes finalistas do XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). O evento, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é considerado o mais importante do Brasil na área de interação humano-computador (IHC).

As três equipes são de alunos do Curso de Design Digital, que na época da submissão dos trabalhos cursavam o terceiro semestre do curso. Eles concorreram na categoria Estudante da Competição de Design, da qual podem participar equipes formadas por alunos de graduação, pós-graduação ou mistas.

Com o desafio-tema “Aplicativos infantis: educação e diversão”, a competição tem por objetivo motivar os estudantes e os profissionais da área de IHC, Computação e Design a pensar em inovações tecnológicas para educadores e crianças da educação infantil e fundamental.

Estudantes comemoram o primeiro lugar na competição.

Essa foi a primeira vez que estudantes do Campus de Quixadá participaram da competição. Para a coordenadora do Curso de Design Digital, Ingrid Monteiro, a notícia foi considerada incrível para o campus por diversos motivos: “É um campus do Interior. Precisamos trabalhar muito para mostrar nosso valor. Um resultado como esse gera muita visibilidade e reconhecimento”, destaca.

Ela atribui o resultado ao compromisso, dedicação e talento de todos os envolvidos. “Isso vem para confirmar (a partir de uma avaliação externa) uma impressão que nós, equipe de professores, temos e que, às vezes, os alunos demoram a perceber: o trabalho que é feito é bom, de qualidade”, avalia.

Interação humano-computador é a área de pesquisa e atuação da professora, que afirma ser participante assídua do evento desde 2010. Quando assistia às apresentações dos alunos na competição, perguntava-se se algum dia haveria alunos de Design Digital de Quixadá. “Esse dia chegou e foi ‘com gosto de gás’!”, comemora.

FINALISTAS – Os trabalhos finalistas do Campus de Quixadá foram Mundo dos sonhos: usando narrativas para ensinar noções matemáticas a crianças, liderado pela aluna Maryanna AraújoStoryteller: uma solução digital para a aprendizagem divertida da língua inglesa, liderado por Jhonny Sousa, e Progster: aprendendo lógica de programação com um tabuleiro eletrônico, cuja líder é Raissa Lemos.

Progster: aprendendo lógica de programação com um tabuleiro eletrônico, de autoria de Raíssa Lemos, Maria Alquimara Braz, Gabriella Barroso e Ingrid Monteiro ficou em primeiro lugar na trilha “Competição Design” do XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em sistemas Computacionais (IHC 2017), realizado em Joinville, SC, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017.

Além da ajuda de custo dado pela UFC, os alunos contaram com apoio financeiro da Prefeitura, o que segundo a estudante Raíssa Barros, foi essencial. Ela destacou ainda a importância da sociedade ter conhecimento do trabalho e do título que trouxeram para a UFC e para o município.

A secretária de Educação, Josênia França, disse que “vale ressaltar que os alunos de graduação de Quixadá concorreram com alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado de todo o Brasil, o que torna o feito ainda mais relevante”, disse Josênia.


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