Prefeito de Banabuiú enfrenta fúria de manifestantes para abrir comércio

Prefeito de Banabuiú enfrenta fúria de manifestantes para abrir comércio.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, enfrentou nesta segunda-feira, 24, a fúria de manifestantes revoltados com sua decisão de prorrogar decreto de lockdown no município até quarta-feira, 26. A decisão foi tomada com auxílio de sua equipe de saúde e vigilância sanitária, que o aconselha na condução das estratégias de combate ao coronavírus.

A decisão de Edinho Nobre, segundo a prefeitura informou, estabelece como valor prioritário sobre todos os outros a defesa da vida humana. Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde do município percebeu aumento expressivo de novos casos de Covid-19, internações e óbitos.

De fato, conforme apuração do DQ, o número de óbitos em Banabuiú em 2021 mais que triplicou em relação a 2020. No ano passado, quatro pessoas morreram de Covid-19. Neste ano, já foram 13, e 7 destes apenas em maio. O município também registrou diariamente dezenas de casos novos da doença nos últimos meses.

Para a Secretária de Saúde, Rianna Nobre, apesar da diminuição na procura pelas unidades de saúde nos últimos sete dias de lockdown, ainda é cedo para solidificar a baixa, uma vez que o período de 14 dias de incubação do vírus ainda não foi cumprido em sua totalidade.

Confusão

Enquanto estava reunido com representantes dos comerciantes para acertar os termos de reabertura econômica a partir de quinta-feira, Edinho Nobre foi cercado por manifestantes que entraram no local e, aos gritos, exigiram a reabertura imediata do comércio. Movimento de pressão sobre o prefeito já havia sido feito no domingo, 23, quando uma carreata foi realizada pelo mesmo grupo pedindo o fim do lockdown. A Polícia Militar dispersou os manifestantes naquela ocasião. Hoje, voltaram agressivos para exigir mudança de postura do prefeito, que não cedeu.

Um dos manifestantes, com máscara abaixo do queixo, gritou palavras de baixo calão contra o gestor municipal, conforme se pode ver no vídeo. Sem ambiente para diálogo, Edinho Nobre encerrou a reunião e deixou o lugar. Em nota, a prefeitura disse: “Nossas decisões são pautadas no contexto técnico das autoridades de saúde e nos dados epidemiológicos diariamente alimentados nos sistemas de saúde do estado e do município.”

VEJA NO INSTAGRAM:


Compartilha:

Veja Mais