Pré-estação leva esperança para o homem do campo que prevê bom inverno

Choveu em Quixeramobim. (Foto: Sistema Maior de Comunicação)

A pré-estação chegou com força levando esperança para o homem do campo no Interior do Ceará, que prevê um período de prosperidade com um inverno bom em 2018. As chuvas vêm sendo registradas desde o início da semana, quando diversos municípios registraram precipitações, inclusive com a queda de granizo em alguns.

O volume de chuvas, no entanto, ainda está abaixo do esperado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a época. De acordo com o órgão, choveu em 45 cidades cearenses, entre esse sábado e domingo.

A maior volume foi registrado em Porteiras, com 92 mm. Choveu ainda em Jaguaribe (83mm),  Icó (78mm), Farias Brito (57mm), Tauá (53mm),  Crato (47mm),  Cariús (40mm), entre outros.

No Sertão Central choveu, mas pouco. A Funceme registrou em Quixeramobim chuva de 3.1 mm e em Quixadá de 1.2 mm.

Dezembro e janeiro formam o período de pré-estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará. Em dezembro, a média histórica do Estado é de 31.6mm. Para janeiro, a média estadual é bem mais elevada: 98,7mm.

A Funceme somente vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa de 2018 na segunda quinzena de janeiro, por volta do dia 19.


Compartilha:

Veja Mais