Pesquisa nacional do Ibope indica que Quixadá pode ter mais de 4 mil pessoas infectadas com coronavírus

Pesquisa nacional do Ibope indica que Quixadá pode ter mais de 4 mil pessoas infectadas com coronavírus.

O número de infectados pelo novo coronavírus deve ser cerca de sete vezes aquele registrado nas estatísticas oficiais, segundo o resultado da etapa inicial do estudo Epicovid-19, primeira pesquisa nacional sobre a doença.

Em 90 cidades, 760 mil pessoas foram contaminadas (têm anticorpos para a doença), cerca de 1,4% da população somada desses municípios. Nessas cidades mora mais de 25% da população brasileira.

O estudo foi realizado entre os dias 14 e 21 de maio. Trata-se de um teste de uma amostra da população.

Os pesquisadores colheram exames gratuitos de 25.025 pessoas. O trabalho é coordenado por Pedro Hallal, epidemiologista e reitor da Universidade Federal de Pelotas, em colaboração com pesquisadores de outras cinco universidades.

QUIXADÁ

Oficialmente, Quixadá, no Sertão Central, tem 562 casos confirmados, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde local na noite de domingo, 24. Os números devem subir na divulgação de hoje, considerando o aumento significativo de testagens feitas pela prefeitura. Aplicada a conclusão da pesquisa do Ibope e da UFP, o município deve possuir, nesta etapa da pandemia, mais de 4 mil pessoas infectadas.

Serão realizadas pelo menos outras três rodadas da Epicovid nacional. A próxima deve começar no dia 5 de junho. Os pesquisadores vão tentar então testar 33.250 pessoas em 133 cidades de todos os estados, o que não foi possível na primeira rodada. Prefeituras disseram não ter sido avisadas da pesquisa e houve detenções de pesquisadores e proibição do trabalho de campo. No Ceará, por exemplo, apenas em Quixadá os pesquisadores conseguiram realizar o trabalho sem problemas.


Compartilha:

Veja Mais