O quixadaense que já foi aprovado em 12 concursos públicos

Ramon Jorge de Souza, o quixadaense que já foi aprovado em 12 concursos públicos.

O quixadaense Ramon Jorge de Souza comemorou nas redes sociais seu mais recente feito: tomar posse como auditor fiscal, um dos cargos mais cobiçados do país, na Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina.

Ramon tem uma história inspiradora sobre o poder transformador da educação. Com esta última, ele já acumula aprovações em 12 concursos públicos. Antes de assumir o cargo na SEFAZ-SC, atuou como Analista de Desenvolvimento de Sistemas para o Conselho Nacional do Ministério Público.

Nascido no Distrito de Juatama, Ramon concluiu ali mesmo o ensino fundamental. O ensino médio também foi cursado em escola pública, na Escola Modelo do Bairro São João. Depois, graduou-se em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Quixadá.

“Eu poderia ter ficado no meu lugar de origem, buscado um emprego “normal” e estar vivendo uma vida pacata no interior do Ceará. É muito mais fácil seguir a rotina cotidiana, fazendo parte de uma engrenagem”, diz. “Só tinha um problema: eu não queria que essa opção fosse minha realidade. Eu acreditava que existiam outras possibilidades e que devia buscá-las.”

Ramon conta que suas escolhas refletiram seu desejo de “descobrir e experimentar outras realidades.”

“Decidi que iria me desafiar a conseguir grandes feitos. Como sempre gostei de estudar, então percebi que poderia aproveitar isso no mundo dos concursos. Era o ambiente perfeito para a minha ânsia, pois só dependia da minha coragem e dedicação”, explica.

Ramon destaca uma qualidade especial que o tem ajudado em sua carreira: “Coragem para encarar o desconhecido. Coragem para sair da zona de conforto. Coragem para errar, corrigir os erros e continuar. Coragem para aprender a aprender. Coragem para não desistir, mesmo com as adversidades. Coragem para não dar ouvidos ao julgamento alheio daqueles que não tinham a mesma coragem.”

Que seu exemplo mobilize coragem em outros, motivando-os a usar o poder do conhecimento e da educação para mudar a própria vida.


Compartilha:

Veja Mais