O que havia nesta árvore levou três estudantes ao hospital em Choró durante aula de campo

Imagem da internet, não corresponde ao local do fato e é meramente ilustrativa.

Um grupo de 35 pessoas, composto por professores e estudantes, desenvolviam um projeto na localidade de Riacho do Meio, distante 15 Km da sede de Choró, no Sertão Central. O estudo de campo sobre meio ambiente era patrocinado pela prefeitura municipal e pelo governo do Estado.

Tudo ia bem até que o grupo passou por baixo de uma árvore onde estava uma colmeia. As abelhas ficaram atiçadas com o movimento e atacaram o grupo, que se dispersou na tentativa de fuga desesperada. Oito pessoas foram picadas e três precisaram de socorro hospitalar, mas passam bem.

PICADAS DE ABELHAS

Um grande número de picadas de abelhas pode causar problemas em vários órgãos e até no coração. Isso porque o veneno é uma das toxinas mais potentes encontradas na natureza. Em pessoas alérgicas, pode até fechar as vias respiratórias. Em casos de grandes ataques, com mais de 500 picadas, por exemplo, a quantidade de veneno pode ser compatível ao ataque de uma serpente, o que exige socorro médico urgente.

As abelhas geralmente picam quando se sentem ameaçadas, por isso, quando uma abelha está te rodeando, ficar parado é a melhor opção. Em relação a ataques em grupo, o ideal é evitar aproximação sem proteção das colmeias. Explorações do tipo em Choró exigem cuidados antecipados, como conhecimento prévio do local explorado.


Compartilha:

Veja Mais