A secretaria de saúde de Quixadá, no Sertão Central, divulgou na manhã desta sexta-feira (02), que o número de pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus caiu para 20, o menor nos últimos 4 meses. Outras 35 pessoas aguardam resultados de exames e 10 continuam internados em hospitais de referência do estado.
Mas como o coronavírus pode ser letal para algumas pessoas, o baixo número de infectados, embora indique desejável controle epidemiológico no município, não representa um estado de segurança sanitária ideal, o que só vai acontecer depois de ampla aplicação de uma vacina.
De fato, o número de óbitos subiu de 75 no início de setembro para 81 no início de outubro. No município vizinho, Quixeramobim, o número de óbitos disparou de 79 para 96 no período de 17 de agosto a 1º de outubro. Ou seja: o vírus continua fazendo vítimas, o que deve induzir todos a continuarem adotando os cuidados necessários, como limpeza regular das mãos, uso de álcool em gel e manter distanciamento adequado.
O Ministério Público e a Justiça Eleitoral firmaram acordo com partidos e coligações em Quixadá para proibir a realização de comícios, eventos que poderiam gerar aglomerações de pessoas que ficariam paradas num só local por muito tempo. Carreatas e reuniões menores de rua, no entanto, foram permitidas, desde que os participantes observem os cuidados sanitários.