Esta é uma grande notícia para o Sertão Central: o Ministério da Saúde habilitou a Policlínica de Quixadá para oferecer Serviço de Referência para Câncer de Colo de Útero. A comunicação acerca da habilitação foi feita nesta sexta-feira (02).
De acordo com o Diretor do Consórcio Regional de Saúde do Sertão Central, Dr. Neto Dias, a Policlínica agora passará a cuidar do controle, diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero, um dos tipos de cânceres que mais matam mulheres no Brasil.
Para Dias, a habilitação da policlínica de Quixadá “é resultado dos esforços de toda a equipe de profissionais para adequar a estrutura ao Plano Estadual da Rede de Atenção Oncológica 2016-2019”, no qual este tipo de serviço está previsto para ser implantado em todas as Policlínicas do Ceará.
Até este momento apenas Quixadá, Brejo Santo, Icó e Caucaia conseguiram a habilitação.
A diretora da unidade em Quixadá, a enfermeira Raquel Saraiva, acrescenta mais uma ótima informação ao explicar que “em breve a Policlínica quixadaense também estará habilitada para Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama”, outra grande conquista.
A Habilitação concedida pelo Ministério da Saúde foi comemorada pelo presidente do consórcio, o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro, que afirma a necessidade de “continuar estreitando a distância entre usuários e os serviços de saúde na região”.
O QUE É O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?
O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. No entanto, hoje o diagnóstico é feito muito mais precocemente: na década de 1990, 70% dos casos eram diagnosticados em sua forma mais avançada. Já nos dias atuais, 44% são identificados na lesão precursora.