Ministério da Saúde habilita Policlínica de Quixadá para Serviço de Referência para Câncer de Colo de Útero

Ministério da Saúde habilita Policlínica de Quixadá para Serviço de Referência para Câncer de Colo de Útero

Esta é uma grande notícia para o Sertão Central: o Ministério da Saúde habilitou a Policlínica de Quixadá para oferecer Serviço de Referência para Câncer de Colo de Útero. A comunicação acerca da habilitação foi feita nesta sexta-feira (02).

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS VANTAGENS DO LOTEAMENTO BAVIERA II

De acordo com o Diretor do Consórcio Regional de Saúde do Sertão Central, Dr. Neto Dias, a Policlínica agora passará a cuidar do controle, diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero, um dos tipos de cânceres que mais matam mulheres no Brasil.

Para Dias, a habilitação da policlínica de Quixadá “é resultado dos esforços de toda a equipe de profissionais para adequar a estrutura ao Plano Estadual da Rede de Atenção Oncológica 2016-2019”, no qual este tipo de serviço está previsto para ser implantado em todas as Policlínicas do Ceará.

Parte da equipe que atua na Policlínica de Quixadá

Até este momento apenas Quixadá, Brejo Santo, Icó e Caucaia conseguiram a habilitação.

A diretora da unidade em Quixadá, a enfermeira Raquel Saraiva, acrescenta mais uma ótima informação ao explicar que “em breve a Policlínica quixadaense também estará habilitada para Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama”, outra grande conquista.

A Habilitação concedida pelo Ministério da Saúde foi comemorada pelo presidente do consórcio, o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro, que afirma a necessidade de “continuar estreitando a distância entre usuários e os serviços de saúde na região”.

O QUE É O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?

Colo do útero.

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. No entanto, hoje o diagnóstico é feito muito mais precocemente: na década de 1990, 70% dos casos eram diagnosticados em sua forma mais avançada. Já nos dias atuais, 44% são identificados na lesão precursora.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais