O candidato Ilário Marques (PT) afirmou, nesta terça-feira (27), durante debate com outro candidatos à prefeitura de Quixadá, que o médico Ricardo Silveira (PSD) teria sido impedido por seus irmãos de participar do confronto com os concorrentes, referindo-se, aparentemente, a Everardo Silveira Filho, mais conhecido como ‘Everardinho’, e o empresário Amílcar Silveira. É notório que os dois possuem, de fato, grande influência sobre a campanha do irmão, e são vistos como os dois homens que seriam mais fortes na prefeitura caso Ricardo lograsse êxito na disputa.
Segundo Ilário, em grupos de Whatsapp, Ricardo teria recebido ‘carões’ dos irmãos e sido impedido de ir ao debate. A questão veio à tona em uma pergunta feita ao candidato Cezar Augusto (MDB) por Ilário: “Cezar, você acha normal um candidato ser mandado pelos irmãos e não vir ao debate porque os irmãos bateram o martelo dizendo que ele não podia vir ao debate? Por que eu sei disso? Porque nos grupos de whatsapp foi revelado. Os irmãos dando carão no candidato Ricardo, que ele não podia vir ao debate.”
Em sua resposta, Cezar Augusto lembrou que Ricardo Silveira não tem participado dos últimos debates. Esta, realmente, foi a quarta vez que o médico se recusou a confrontar seus adversários, preferindo realizar lives, onde ninguém o questiona. “Eu participei de todos. Nós temos o dever de debater. Não concordo que o candidato não tenha vindo, independente dos irmãos dele terem dito isso. O candidato tem que ter autonomia, tem que ser firme, porque quem vai ser prefeito é ele”, disse Cezar.
“Militantes do candidato estão querendo descredenciar esse debate. Isso não é justificativa. Se alguém quisesse alegar uma justificativa para não vir ao debate seria eu, o candidato à reeleição, porque com certeza se temos quatro outros candidatos, é porque são de oposição, e portanto o candidato à reeleição está exposto a ser criticado, como fui, mas estou aqui para debater”, replicou Ilário.
Participaram do debate realizado pela Associação de Imprensa do Sertão Central e pela Rádio Cultura FM os candidatos Ilário Marques (PT), Cezar Augusto (MDB), Sergio Onofre (Cidadania) e Cícero Freitas (Rede). Durante o debate, Sergio Onofre chegou a classificar Ricardo Silveira de “fujão”.