O senhor Francisco Rodrigues da Silva Neto, 70 anos, está há 12 dias internado no Hospital Eudásio Barroso, em Quixadá. Ele sofreu um AVC e ficou com graves sequelas nas pernas. De fato, segundo as pessoas que o estão auxiliando, o idoso corre o risco de perder uma das pernas.
Ao DQ, amigos do idoso disseram que ele precisa com urgência de um médico vascular para dar início ao tratamento apropriado, mas apesar de estar sendo bem cuidado pelos profissionais do hospital, não obteve ainda o que mais precisa. O motivo, segundo contam os amigos do senhor Francisco, é que o médico vascular estaria de férias.
“A perna dele está muito inchada e cheia de bolhas, e se ele continuar sem receber o tratamento talvez perca esse membro importante”, disse Rocy Kelma, uma das pessoas que entraram em contato com o DQ para falar do assunto. Segundo ela afirma, uma transferência para hospital de Fortaleza também está sendo negada ao idoso.
Ao tornar público tal assunto, o DQ reconhece as limitações e os desafios que estão envolvidos em promover saúde pública, com profissionais dedicados e atuantes, mas que não podem fazer mais do que as possibilidades lhes permitem. Assim, nossa certeza é de que, não apenas neste caso, mas em outros que com certeza surgirão, uma gestão comandada por Ricardo Silveira, que é um bom médico, deverá agir com acentuada sensibilidade pelas necessidades de saúde dos mais humildes.