O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, quer pressa na execução do projeto de modernização do centro da cidade. Afastado em 16 de agosto do comando da prefeitura, viu a gestão interina prejudicar o andamento do projeto. Agora de volta ao cargo, pretende agilizar todos os procedimentos para dar pronto início às obras.
O governo do estado já liberou R$ 150 mil para abertura de convênio que vai subsidiar o projeto que, conforme apurado pelo DQ, está garantido no orçamento e incluído na relação de projetos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
R$ 4.707.999,27 serão liberados assim que a licitação da obra tiver sido concluída, o que deve acontecer no início de 2019.
A modernização do Centro de Quixadá fortalecerá seu comércio e caminhará lado a lado com investimentos privados em 2019 que contribuirão para dar outra cara à principal cidade do Sertão Central.
A OBRA
De acordo com planejamento anunciado pela gestão Ilário Marques, as intervenções acontecerão dentro de um quadrilátero formado pela Avenida Plácido Castelo, Rua Rui Maia, Avenida José Caetano e Rua Francisco Brasileiro. Estas vias, e todas as ruas no interior destas quatro, serão completamente recuperadas.
A Avenida Plácido Castelo, por exemplo, deixará de ter canteiro central, aumentando sua capacidade de fluxo. Há previsão, também, para alteração em alguns sentidos das ruas.
O projeto inclui a completa revitalização do asfaltamento, instalação de piso intertravado, padronização de calçadas, modernização da sinalização de trânsito, iluminação adequada e, posteriormente, criação de zona azul.