Ilário Marques apresenta ao Governo do Ceará nesta segunda-feira Plano de Contingência contra coronavírus

Reunião de Gestão em Quixadá definiu medidas contra o coronavírus. Plano será apresentado ao governo do Estado.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e a secretária de saúde do município, Juliana Câmara, apresentam à Secretaria de Saúde do Ceará, na tarde desta segunda-feira, 16, um Plano de Contingência preparado para o enfrentamento do coronavírus.

Unidade de internação temporária exclusiva

Entre as medidas previstas no plano, está a criação de uma unidade de internação exclusiva para casos mais graves envolvendo suspeita de coronavírus. A instalação desta unidade com 12 leitos dependerá da aprovação e auxílio financeiro do Estado, inclusive com disponibilização de equipamentos apropriados para casos que necessitem de entubação e ventilação mecânica de pacientes. A unidade serviria como instrumento de internação temporária, emergencial, até que o Estado pudesse oferecer cuidados mais específicos aos pacientes.

A prefeitura está se antecipando e preparando a unidade no bairro Putiú. Ela atenderia, também, à finalidade de isolar pacientes com suspeita de coronavírus e com necessidade de intervenção médica, dos pacientes que normalmente procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Reuniões com setores estratégicos

Até quarta-feira,  18, a prefeitura vai realizar três grandes reuniões para definir ações mais efetivas de prevenção. Uma delas será com todos os agentes de saúde. Eles serão munidos de instrumentos e orientações especiais para uma mega-ação preventiva de casa em casa, por toda a cidade, nos próximos dias, com foco especial sobre a população mais idosa.

A segunda reunião será com diretores de escolas de ensino médio e fundamental, de instituições públicas e privadas, para acertar o momento de suspensão de todas as atividades que envolvam aglomeração de alunos.

Uma terceira reunião acontecerá com proprietários de bares, restaurantes e hotéis para a determinação de medidas estratégicas de prevenção.

Boletim Diário de Rádio

Outra medida importante adotada pelo poder público local é a criação de um Boletim Diário de Rádio, a ser transmitido às 11h30 pela rádio Cultura FM, com informes, recomendações e atualizações sobre casos suspeitos em Quixadá.

Suspensão das atividades da Apapeq e do CRAS

Considerando o grupo de risco do coronavírus, o prefeito Ilário Marques também vai determinar a suspensão das atividades da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apapeq) e os atendimentos de idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Estes idosos serão orientados por agentes de saúde a permanecerem em afastamento social, evitando contatos físicos desnecessários como cumprimentos, abraços e beijos. A recomendação é também do Ministério da Saúde. Eles serão visitados para receber cuidados e orientações de prevenção.

Recomendação para suspensão de aulas nas instituições de ensino superior

Mais de 30 municípios enviam diariamente alunos para Quixadá. A prefeitura vai recomendar a todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, a suspensão imediata das aulas presenciais por pelo menos duas semanas.

Decreto com restrições 

A prefeitura de Quixadá também estuda criar, ainda nesta semana, um decreto para proibir reuniões de qualquer natureza com público superior a 100 pessoas. os detalhes sobre o decreto ainda serão divulgados, mas a ideia é reproduzir em Quixadá todas as medidas que vierem a ser adotadas no município de Fortaleza. Estudos internos da prefeitura mostram que existe interação diária entre os dois municípios envolvendo até 2 mil pessoas. As medidas de prevenção aplicadas em Fortaleza também seriam importantes para Quixadá.

Outros detalhes acerca das medidas adotadas pela prefeitura como forma de prevenção serão divulgadas assim que possível. Vale ressaltar que, segundo especialistas, o pico da incidência do vírus que colocou a Europa de joelhos e ameaça os sistemas de saúde pelo mundo acontecerá no Brasil nas próximas duas semanas. A previsão é de aumento abrupto dos casos confirmados e suspeitos em todo o territória nacional. Apesar da seriedade da situação, as autoridades recomendam que a população não entre em pânico e coopere com as medidas adotadas para diminuir a força do impacto do coronavírus.


Compartilha:

Veja Mais