Quixadá: Escola Padre Vicente é premiada pela Enel por projeto sobre uso racional de energia elétrica

Quixadá: Escola Padre Vicente é premiada pela Enel por projeto sobre uso racional de energia elétrica.

A Escola Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque, que integra a rede de escolas públicas do município de Quixadá, foi uma das oito unidades de ensino do Ceará premiadas pela empresa Enel pelo desenvolvimento de projeto sobre uso racional de energia elétrica.

Em Quixadá, alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental em nove escolas participaram do projeto Enel Compartilha Energias nas Escolas: José Jucá, Flávio Portela, Renato Carneiro, Nemésio Bezerra, Zilcar Holanda, Pe. Vicente, Edmilson Pinheiro, Raimundo Marques, Rachel de Queiroz.

As oito escolas vencedoras no Ceará, entre elas a Escola Padre Vicente, ganharam notebooks, equipamentos de datashow e lousas digitais.

Durante alguns meses, gestores, professores e alunos estiveram empenhados na aplicação de conceitos e procedimentos recomendados pelo Instituto Intervalo, ligado à Enel, para o uso consciente de energia, sem prejuízos ao meio ambiente. Como resultado, foi promovida uma cultura nova relacionada ao uso dos recursos energéticos, o que trouxe, inclusive, economia às escolas e ao município.

O projeto também se estendeu às residências de todos os alunos e professores que participaram, assim como aos bairros atendidos pelas escolas participantes, com atividades públicas de conscientização e uso responsável dos recursos energéticos.

Em seu relatório sobre o projeto, a Escola Padre Vicente comentou o seguinte: “O primeiro benefício deste projeto foi ter motivado os alunos a conhecerem algo novo, que vai além dos livros didáticos. Assim como permitiu ensinar uma temática que faz parte da vida de todos eles e suas residências, que é o consumo de energia elétrica. Os alunos sentiram-se protagonistas da escola e do conhecimento a partir do momento que foram selecionados para irem realizar as etapas do projeto fora da escola, eles se  sentem valorizados quando vistos pela comunidade escolar. Na nossa visão de educadores, esse foi o maior beneficio do projeto em nossa escola. Além do conhecimento que demonstraram ter assimilado durante todas as formações.”

A premiação é mais uma conquista alcançada graças aos esforços de professores empenhados que estão, ano após ano, recuperando o lugar de destaque no qual a educação quixadaense merece figurar.


Compartilha:

Veja Mais