O Instituto Federal do Ceará (IFCE), através da sua Coordenação de Comunicação Social e Eventos, enviou ao Diário de Quixadá, no início da tarde deste domingo, 07, nota sobre as denúncias de assédio contra estudantes, trazidas a público por um perfil anônimo no Instagram (Exposed Quixadá).
Diversas instituições de ensino de renome no município foram atingidas pelas denúncias, que reúnem depoimentos, principalmente, de alunas e ex-alunas. Alguns relatos são chocantes.
Veja a nota do IFCE:
Em razão de recentes postagens em redes sociais sobre denúncias de assédios em instituições de ensino, o IFCE campus de Quixadá esclarece que preza pelo ambiente ético e repudia quaisquer formas de assédio, constrangimento, preconceito ou discriminação com quem quer que seja, sobretudo casos que envolvem servidores, estudantes e colaboradores da instituição.
Destacamos que está entre as diretrizes de nossa instituição combater atos abusivos, sejam internos ou externos ao nosso campus. Todos os casos constatados ou formalmente denunciados são encaminhados à Ouvidoria e/ou ao Departamento de Correição do IFCE para abertura de Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e seguem os ritos e prazos processuais legais necessários para devida apuração.
Reforçamos que esses tipos de denúncias têm prioridade na apuração e aplicação de sanções de acordo com a legislação. A gestão do campus estará sempre ao lado de sua comunidade acadêmica e não medirá esforços para combater atos desta natureza. Compreendemos que o local de ensino deve ser um espaço pautado pelo respeito, que seja seguro e saudável para todas as pessoas.
Desta forma, o campus de Quixadá se solidariza com os envolvidos das situações apresentadas e reforça que existe, na instituição, um canal para o recebimento de denúncias, inclusive de forma anônima, que podem ser feitas por meio eletrônico, no e-mail [email protected].