Heróis que atuaram na Unidade Covid de Quixadá ajudaram a salvar a vida de 232 pacientes

Dr. Omã Murab conversa com paciente internada na Unidade Covid de Quixadá.

Acumulam-se as histórias de vitória de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e desenvolveram sintomas mais graves da covid-19. Centenas delas experimentaram quadros avançados da infecção, viram a morte de perto – como alguns dizem – mas conseguiram vencer a doença e voltar para os braços de suas famílias.

Ligado diretamente à história de superação dessas pessoas está a história de um equipamento público de saúde que se mostrou essencial na luta contra os efeitos devastadores da covid-19. A Unidade Especial Covid, inaugurada em Quixadá no início de maio pelo prefeito Ilário Marques e pela Secretária de Saúde, Juliana Câmara, e que foi operada por dezenas de profissionais, incluindo médicos, enfermeiras, técnicos, auxiliares de serviço, vigias e outros, ajudou a salvar a vida de 232 pacientes, a maioria do próprio município.

Unidade Covid de Quixadá.

Todas estas 232 pessoas receberam atendimentos na Unidade Covid. Alguns permaneceram por vários dias internadas ali. Outras receberam atendimento emergencial, sem o qual dificilmente teriam conseguido sobreviver, antes de serem transferidas para hospitais de referência do Estado.

São várias os relatos de pacientes que não conseguiam mais respirar sozinhos e que passaram semanas inteiras recebendo auxílio médico 24 horas por dia e usando os respiradores instalados na Unidade Covid.

Quando o Governo do Estado ainda não havia aberto o hospital de campanha anexo ao Hospital Regional, até mesmo outros municípios fizeram uso da Unidade Covid de Quixadá. Ali há 20 leitos, 10 deles com respiradores. No pico da doença, na segunda metade de maio e primeira metade de junho, a Unidade Covid teve dias de lotação, mas conseguiu ofertar leitos para todos os que precisaram.

Profissional de biomedicina atuando no laboratório montado dentro da Unidade Covid de Quixadá.

O laboratório de análises montado pela prefeitura na Unidade Covid, na tentativa de salvar a vida dos internados, realizou 38 tipos diferentes de exames, numa quantidade total impressionante de 5.638 exames. Um trabalho gigantesco que resultou no salvamento destas centenas de vidas que passaram ali. trata-se de um esforço heroico que certamente ficará marcado na história do enfrentamento que o município fez contra o coronavírus.

Nos próximos dias, a Unidade Covid vai ser desativada. Hoje, Quixadá tem pouco mais de 30 pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus, e os internados estão devidamente encaminhados para hospitais de referência.

Profissionais com equipamentos de proteção usados no dia a dia da Unidade Covid de Quixadá.

A história da Unidade Covid de Quixadá se insere para sempre como marca de uma terra que escolheu defender a vida apesar da ignorância, do negacionismo reacionarista de grupos de interesse, das críticas de cunho político-eleitoral. É um farol que aponta para a capacidade de superação do povo de Quixadá quando as escolhas são feitas pensando no que há de mais importante, isto é, o direito à existência e à vida em sociedade.


Compartilha:

Veja Mais