“Graças a Deus estamos tendo mais vitórias do que derrotas”, diz Omã Murab sobre linha de frente contra o vírus em Quixadá

“Graças a Deus estamos tendo mais vitórias do que derrotas”, diz Omã Murab sobre linha de frente contra o vírus em Quixadá.

O médico Omã Murab, que coordena os serviços de combate ao coronavírus em Quixadá, no Sertão Central, concedeu, na noite de segunda-feira (01), entrevista ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, na qual falou sobre a covid-19 e a luta para salvar vidas no município.

Emocionado, o médico registrou com pesar os 24 óbitos de quixadaenses até aqui. “Cada vez que perco um paciente meu, você não imagina a dor. É muito triste perder um paciente. Estamos oferecendo aqui os mesmos tratamentos e seguindo os mesmos protocolos de hospitais de referência de Fortaleza, no Hospital Regional e até de países da Europa”, comentou.

Dr. Omã também disse que a comunidade médica ainda não tem um procedimento padrão 100% eficaz e reconhecido contra o novo vírus. E como não há vacina, não há cura, a luta se torna ainda mais difícil. Ele reconheceu que, no início, houveram tentativas de usar cloroquina, que logo foram descartadas diante dos riscos, das recomendações da OMS e dos estudos internacionais desestimulando o seu uso.

“Alguns dizem: usei cloroquina e fiquei bom. Certo, mas outros não usaram e ficaram bons também. Não dá pra dizer que cloroquina é responsável por cura. Não há evidências disso no mundo.”

Mas o médico também vê motivos para comemoração. Mais de 500 pacientes já se recuperaram da covid-19 em Quixadá. Alguns conseguiram isso em casa, com isolamento obrigatório e sem sintomas agravados. Mas dezenas de outros precisaram de acompanhamento ambulatorial na Unidade Covid do município e até em internações nas UTI’s dos hospitais de referência do Estado. Hoje, o numero de pacientes recuperados é maior do que o de infectados.

“Graças a Deus estamos tendo mais vitórias do que derrotas”, ele afirma.

A entrevista concedida a Pedro Baquit faz parte de um projeto pessoal dele que, a cada semana, pretende conversar com personalidades importantes de Quixadá e do Estado sobre variados temas. O próximo convidado será o Deputado Federal Idilvan Alencar e o tema será as políticas educacionais e os desafios dos municípios brasileiros diante da realidade atual.


Compartilha:

Veja Mais