O Governo do Ceará vai construir em Quixadá, no Sertão Central, um centro de vigilância e controle de endemias, zoonoses e entomologia. O equipamento vai atender 20 municípios da Região. O anúncio foi oficializado nesta terça-feira, 08, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Quixadá disputou o investimento com Quixeramobim e Canindé, e ganhou por atender melhor os critérios estabelecidos pela Sesa, inclusive melhor localização e acessibilidade de outros municípios.
Será construído um laboratório de entomologia, especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. Uma equipe de laboratório de entomologia realiza investigação básica da biologia e da distribuição dos vetores para dar suporte aos programas e ações de controle das doenças.
Também vai ser construída uma Unidade de Vigilância em zoonoses e uma base da Unidade Ultra Baixo Volume, nome que se dá para aplicações de defensivos em volumes abaixo de 5 litros por hectare em forma pura ou diluídos em um veículo oleoso.