Funasa confirma existência de auditoria interna para investigar gestão de Ricardo Silveira

Funasa confirma existência de auditoria interna para investigar gestão de Ricardo Silveira.

O médico Ricardo Silveira pediu à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Ceará que desse informações que o livrassem da acusação de que sua gestão sobre ela está sob investigação. O médico geriu o órgão no Ceará de agosto de 2017 a setembro de 2019. A resposta, usada por ele para se defender, não é bem o que ele possivelmente esperava.

Em documento divulgado nesta quarta-feira, 11, a Funasa confirma a existência de auditoria interna para investigar a gestão do médico quixadaense. Inclusive esclarece que a análise está em andamento.

Embora nas redes sociais apoiadores políticos do médico comemorem a resposta do órgão, pelo visto não pensaram direito sobre ela. Na verdade, a Funasa confirma a existência da investigação. Vale ressaltar que a determinação para apuração partiu do procurador federal Daniel Viana Teixeira, através do procedimento nº 25140.007191/2017/13, no dia 10 de agosto de 2018. Nele, o procurador mandou que a Funasa adotasse “providências administrativas para a apuração das razões para as graves falhas observadas na elaboração do presente procedimento de licitação, no que concerne à elaboração de documentos técnicos adequados, a teor do que disposto no art. 7º da Lei 8.666/93.”.

É importante dizer que a análise final não cabe à própria Funasa em si, que evidentemente vai se defender. Não é a Funasa o órgão que fiscaliza a si mesmo. De acordo com o jornalista Donizete Arruda, da rádio Plus FM, as informações estão sob análise também da Controladoria Geral da União (CGU) e vai parar nas mãos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

É válido observar que a Funasa no Ceará está hoje sob influência direta de Domingos Filho, com quem Ricardo Silveira recentemente celebrou parceria política. Domingos Filho tem bom trânsito nas esferas federais e observadores suspeitam que a parceria do médico com ele sirva também para estancar a investigação.

As suspeitas dos órgãos de fiscalização são de que Ricardo Silveira usou a Funasa para objetivos políticos pessoais, favorecendo apoiadores de sua pré-campanha, e que tenha desconsiderado requisitos técnicos na instalação de poços profundos. Ricardo se defende colocando a culpa d qualquer irregularidade técnica nas costas do geólogo do órgão.

De fato, fotografias divulgadas nesta quarta-feira pelo site Ceará News 7 mostram poços profundos perfurados no meio de estradas, em propriedades particulares e até mesmo em solos poluídos por esgotos.

A Funasa realiza auditoria interna exatamente para se defender. O esperado é que diga que tudo está conforme os requisitos legais. Enquanto isso, Ricardo Silveira divulga o esclarecimento do órgão como se este o livrasse das suspeitas de prejuízos milionários em cima dos cofres públicos. O final dessa história está longe do fim.


Compartilha:

Veja Mais