“Estamos perto de desativar a Unidade Covid”, diz Ilário Marques

“Estamos perto de desativar a Unidade Covid”, diz Ilário Marques.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, disse nesta quinta-feira (06), durante o programa “Alô Prefeito”, na rádio Cultura FM, que a Unidade Covid do município está perto de ser desativada. O equipamento foi inaugurado na primeira semana de maio e desempenhou papel crucial no combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Estamos perto de desativar a Unidade Covid”, comentou Ilário. O prefeito explicou que, quando isso acontecer, os equipamentos especiais adquiridos para compôr um dos centros mais preparados para acolhimento de pacientes com covid-19 no Sertão Central, serão distribuídos estrategicamente para a Unidade de Pronto Atendimento, que terá mais respiradores à disposição, e para o Hospital Eudásio Barroso, que vai abrir uma nova “sala vermelha” para atendimentos de emergência. Para lá também deve ir o laboratório de análises clínicas que foi montado para lidar com casos de covid-19 e que servirá a outros objetivos da saúde local.

“Eu sempre disse que íamos sair da pandemia mais preparados e mais fortes, e é isso mesmo que vai acontecer”, refletiu o gestor.

Ilário ainda explicou que, após a desativação da Unidade, um período de 15 a 20 dias será concedido para deixar o local em quarentena para ações de desinfecção. Em seguida, o local será inaugurado como Unidade Básica de Saúde do Bairro Putiú, como era originalmente o plano antes da pandemia.

Desde que foi aberta, a Unidade Covid de Quixadá recebeu centenas de pacientes, não apenas deste município, mas de cidades vizinhas. Salvou literalmente a vida de dezenas de pessoas e representou uma das ações que deram a Quixadá uma capacidade de resposta forte ao avanço do vírus. Atualmente, Quixadá tem um dos menores números de infectados desde que a pandemia começou, e a maioria das internações acontecem no Hospital Regional, equipamento de referência do Estado para tratamento da doença.


Compartilha:

Veja Mais