O empresário Ernani Teles Castro Junior, proprietário da empresa DFL Serviços de Limpeza Urbana e Meio Ambiente LTDA ME, autor das graves denúncias que levaram ao afastamento judicial do prefeito Ilário Marques, visitou as dependências do Centro Administrativo e Financeiro da Prefeitura de Quixadá na última sexta-feira (24).
Pelo visto, a intenção era conversar com o prefeito interino, João Paulo de Menezes Furtado, que não estava no local.
Servidores descreveram a visita do empresário como geradora de enorme tensão no ambiente. Acompanhado do que pareciam ser seguranças, ele esteve na ante-sala do gabinete do prefeito. No retorno se deparou com alguns secretários, conforme relato de servidores. Não teve diálogo entre eles. No geral, porém, não existiu maiores problemas.
DECISÃO JUDICIAL SOBRE CONTRATO
No dia 25 de julho, o Juiz Welithon Alves de Mesquita, da 1ª Vara da Comarca de Quixadá, concedeu liminar determinando que a empresa de Ernani Castro cumpra o contrato firmado com a prefeitura de Quixadá para garantir a destinação ambientalmente correta do lixo gerado no município.
O contrato, assinado no dia 29 de setembro de 2017, previa a recuperação total do terreno onde existia um lixão, bem como o transporte do lixo até o aterro sanitário da empresa, no município de Senador Pompeu.
De acordo com o Secretário Higo Carlos, que atualmente cuida da pasta que supervisiona a limpeza pública, a decisão judicial ainda não está sendo cumprida. O prefeito interino deve entrar em entendimento com o empresário nos próximos dias para resolver a questão.
ILÁRIO MARQUES
O prefeito quixadaense não foi ouvido em nenhuma etapa do inquérito aberto pelo Ministério Público e foi afastado do cargo sem ter tido, antes, nenhuma chance de se defender.
Ilário, porém, afirma que está tranquilo. Após o afastamento, conforme contou ao DQ, sua defesa juntou documentos, depoimentos e apresentação de fatos que, segundo ele entende, desmontam cada aspecto das denúncias.
“Está claro e vai ficar mais ainda que isto não passou de um revide de alguém que teve seus interesses contrariados”, disse Ilário. O prefeito disse em entrevista ao programa Ceará News que seu acusador é réu em vários processos e que já teria tentado fazer com outros prefeitos o que tentou fazer com ele.
Parte da defesa de Marques já foi entregue para conhecimento do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará, e está sob análise.