Empresa com pesquisa registrada para Quixadá teve divulgação de resultados suspenso pela Justiça em Pacatuba

Empresa com pesquisa registrada para Quixadá teve divulgação de resultados suspenso pela Justiça em Pacatuba.

A empresa ZAYTECBRASIL SERVIÇO DE PESQUISA LTDA – ME registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pesquisa no município de Quixadá para ser divulgada neste sábado, 07.

Os contratantes são a 55 OITOCINCO EVENTOS E ASSESSORIA e MAB Costa, esta última com sede em Fortaleza, de propriedade de Márcio Aurélio Bezerra Costa. Ele é ex-secretário da administração João da Sapataria, na qual exerceu comando da Fundação Cultural. Em agosto deste ano, Marcio Aurélio foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado por irregularidades verificadas na prestação de contas do período de 01/01/2015 a 31/12/2015.

A Zaytec também realizou pesquisa no município de Pacatuba, onde teve problemas com a divulgação. O Juiz Giancarlo Antoniazzi Achutti, da 57ª Zona Eleitoral, suspendeu no último dia 03 de novembro a divulgação dos resultados após analisar denúncias que apontavam irregularidades.

O magistrado apontou para estranhezas no plano amostral quanto às áreas físicas que teriam sido objeto da pesquisa em Pacatuba. Em sua decisão, o juiz afirma que o modelo de escolha das áreas de entrevistas teria, em suas palavras, “o condão de não refletir com idoneidade a real vontade da população pacatubana e, via reflexa, seguramente influenciar no ânimo de toda população com a divulgação da pesquisa em questão. A divulgação da pesquisa, assim, diante de tal circunstância, tem o condão de interferir indevidamente na vontade dos eleitores.”

Com base em sua análise, o magistrado suspendeu a pesquisa em Pacatuba, feita pela Zaytec, com pena de multa de R$ 50 mil pela violação da determinação judicial.

A pesquisa da Zaytec em Quixadá custou aos contratantes o montante de R$ 20 mil.


Compartilha:

Veja Mais