A prefeitura de Quixadá publicou, na noite deste domingo, 17, nota oficial sobre um caso envolvendo um engano de um médico da UPA que, no sábado, 16, o pior plantão até agora no combate à covid-19, assinou um óbito apenas suspeito como se fosse um caso confirmado da doença.
A secretaria de saúde lamentou o engano e disse que “no mesmo dia, [o profissional] contribuiu heroicamente para salvar outras vidas num dos plantões mais difíceis até aqui.”
Confira a nota na íntegra:
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
Neste sábado, 16, o município de Quixadá teve um aumento expressivo de óbitos suspeitos em decorrência da covid-19. Nossos profissionais de saúde tiveram o dia mais difícil de todos nas linhas de frente de combate ao vírus.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ocorreu as situações de mais emergência, inclusive com pacientes necessitando de intubação, um dos nossos médicos se deparou com dois casos, um deles suspeito e outro confirmado, envolvendo vítimas com nome muito parecidos. Erroneamente, entre uma situação de emergência e outra, ele assinou o caso suspeito como caso confirmado.
Tão logo o erro foi percebido, a correção foi feita, a família informada e o documento de óbito refeito. Tudo isso ANTES DO ENTERRO. A Secretaria de Saúde lamenta profundamente o engano do profissional, ressaltando que, no mesmo dia, ele contribuiu heroicamente para salvar outras vidas num dos plantões mais difíceis até aqui.
É importante ressaltar que, nos dois casos, o procedimento recomendado para o enterro é o mesmo, segundo orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Casos suspeitos e casos confirmados recebem os mesmo cuidados por causa do risco de infecção altíssimo. Independente do engano na assinatura do óbito, o procedimento de velório e enterro aconteceria da mesma maneira. Ao contrário do que alguns fazem parecer, é doloroso para os profissionais de saúde assinar um óbito de casos suspeitos e confirmados.
É muito importante destacar que, neste momento da pandemia, TODOS OS NOSSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE estão expostos a altíssima tensão e risco. Mesmo assim, nossas unidades de saúde, a UPA, a unidade exclusiva de atendimento ao covid-19 e todos esses profissionais, vem cumprindo um papel fundamental no enfrentamento a este inimigo invisível.
A secretaria de saúde de Quixadá manifesta sua solidariedade com todas as famílias vitimadas, amigos e toda a população e reafirma seu compromisso de lutar todos os dias para possibilitar que os quixadaenses sofram o mínimo possível diante desta crise mundial.
Não são dias fáceis. Mas contamos com cada homem e mulher da nossa amada cidade, no sentido de colaborar na minimização dos casos e na busca de superarmos juntos este momento.