O município de Banabuiú, por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão Pública, iniciou na última terça-feira (4) os trabalhos de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Jason Maia Perdigão. Com investimentos do próprio município, orçado na ordem de R$150 mil, a requalificação deste importante equipamento de promoção à saúde poderá, em breve, oferecer um espaço cômodo, seguro e moderno aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Durante o período de melhorias, a equipe de saúde da família, bem como a central de regulação, vai ofertar seus serviços no prédio do antigo Colégio Celestino de Sousa, localizado à Rua Demócrito Pinto. Já o atendimento odontológico será realizado no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.
Sobre a obra, o prefeito Edinho Nobre comenta: “A saúde é primordial para que tenhamos qualidade de vida e principalmente agora neste período de pandemia. Eu invisto agora nessa obra e economizo lá na frente com gastos hospitalares e de internação. Trabalhamos com a prevenção das doenças não só para a redução de gastos, mas para que possamos ter uma população saudável e em dias com sua saúde. Quero ter um sistema de saúde de referência não só para o Sertão Central, mas para o estado e quem sabe, para todo o país”.
Atualmente a Unidade Básica de Saúde Jason Maia Perdigão é composta por uma Equipe de Saúde da Família que conta com 01 Médico, 01 Enfermeiro, 01 Cirurgião-Dentista, 04 Técnicos de Enfermagem, 01 Técnico em Saúde Bucal, 02 Recepcionistas, 01 Vigia e 02 Auxiliares de Serviços Gerais. A Unidade oferta também os atendimentos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Atividades Físicas, através dos profissionais que compõem a equipe Multiprofissional de Saúde.
Diariamente, uma série de serviços são prestados para a comunidade banabuiense, como consultas médicas, de enfermagem, realização de exames, imunização, curativos, administração de medicamentos, visitas domiciliares, tratamento odontológico, serviço de farmácia e atendimentos em geral.