É falso que estados e municípios recebem verba federal a cada óbito registrado por covid-19

É falso que estados e municípios recebem verba federal a cada óbito registrado por covid-19.

Não é verdade que estados e municípios recebem dinheiro do governo federal a cada notificação de morte por Covid-19 e que, por isso, governadores estariam superestimando o número de óbitos, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui).

O Ministério da Saúde já informou que não faz qualquer repasse em função do volume de mortes pelo novo coronavírus. Os recursos da União para estados e municípios são divididos a partir de critérios como o tamanho da população e a complexidade do serviço prestado.

A desinformação têm circulado nas redes sociais em versões com valores diferentes. Em uma delas, cada estado receberia por morte ou caso confirmado o valor de R$ 16.450. Outra publicação fala em R$ 12 mil. As que circulam no Facebook, algumas com mais de 90 mil compartilhamentos, foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Aparentemente, o objetivo de quem divulga informações falsas como esta é conseguir aderentes ao fim do isolamento social.


Compartilha:

Veja Mais