Um site mantido por integrantes da família Silveira em Quixadá descreveu uma propriedade de Ilário Marques, localizada em Aquiraz, como mansão. “Abaixo você pode conferir as primeiras fotos da mansão de Ilário Marques no Porto das Dunas”, dizia a reportagem. Em seguida apareciam várias casas e a entrada de um condomínio. Nenhuma das fotos mostradas, porém, apresenta realmente a casa que pertence a Ilário Marques.
Localizada na Rua das Papoulas, a casa de número 33, contendo três quartos, dois banheiros, uma sala, uma cozinha e garagem para um veículo, sem piscina, sem deck, está avaliada em R$ 170.342,19, conforme documentação comprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgada com transparência junto ao registro das candidaturas. Deste valor, R$ 120 mil foi financiado pelo Banco do Brasil em várias parcelas, como o TSE também comprova. Casas nesse valor não são de alto padrão, muito menos luxuosas; são encontradas casas semelhantes em qualquer loteamento de Quixadá e de modo algum podem ser descritas como “mansões”, palavra utilizada na reportagem evidentemente para passar uma ideia distorcida aos leitores.
A reportagem fotografou um conjunto de casas e deu a entender que todas seriam de Ilário Marques, o que é outra informação sem fundamento. É possível que os verdadeiros proprietários entrem com ações judiciais nos próximos dias contra os administradores do site da família Silveira por terem tido suas residências fotografadas como se fossem de outro proprietário e apresentadas em matéria claramente destinada a lançar dúvidas sobre a legalidade de suas aquisições.
Não é oculto a ninguém que o site da família Silveira tem sido usado principalmente para atacar adversários políticos, e Ilário Marques é o principal deles. Mais recentemente, o espaço tem se dedicado a explorar exaustivamente detalhes do processo que resultou no afastamento de Ilário Marques da prefeitura, há dois anos, e que ainda não resultou em qualquer denúncia à justiça. Na verdade, a própria justiça determinou que Ilário deveria retornar ao comando da prefeitura, ainda no próprio ano de 2018.
O fato concreto, e que aqui importa ressaltar, é que nenhuma das fotos mostradas na reportagem a que fazemos referência apresenta qualquer propriedade de Ilário Marques.