Ouça a notícia:
O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, vai assinar novo decreto municipal prorrogando a determinação de isolamento social no município por mais 15 dias, ou seja, estabelecendo quarentena local até depois da semana santa. Na manhã deste domingo, 29, em transmissão pelas redes sociais, o gestor afirmou que a hora é de “se preocupar com a vida das pessoas”.
Ilário Marques também pediu ao governador Camilo Santana que considere a possibilidade de fazer o mesmo no Estado. Camilo prorrogou seu decreto por mais sete dias, o que não abrange a semana santa. “Se todo mundo sair de casa antes da semana santa, corremos o risco de colocar a perder tudo o que conseguimos evitar até agora com as nossas medidas de restrição”, afirmou. “Se ainda não houve uma explosão de contaminações é por causa das medidas de isolamento corretas que o município e o estado estebeleceram”, defendeu.
O novo decreto municipal restringindo atividades que aglomeram pessoas deve sair no início desta semana. O prefeito pediu à população para não subestimar a força destrutiva da covid-19. O pico da doença vai acontecer durante o mês de abril e “só a conscientização de cada um sobre a necessidade de isolamento” vai dar as condições para que o sistema de saúde não entre em colapso com os casos que podem surgir, conforme entende o gestor.
Vale lembrar que o novo coronavírus já chegou ao município de Quixadá, que tem dois casos confirmados sob monitoração das equipes de vigilância em saúde e saúde da família.