Durante visita a Quixadá, Lula receberá medalha Rachel de Queiroz e outras honrarias

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva visitará Quixadá nesta terça-feira, 29, cumprindo agenda da chamada Caravana da Esperança, que está percorrendo todo o Nordeste. No Ceará, as visitas acontecerão às cidades de Quixadá e Juazeiro do Norte.

Como parte dos eventos programados, estará a entrega da medalha Rachel de Queiroz , uma das mais importantes comendas municipais, ao ex-presidente.

O projeto de Lei que concedeu o reconhecimento a Lula é datado do já distante ano de 2010 e carrega a assinatura do ex-prefeito Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro, que o sancionou em 04 de março daquele ano.

Como justificativa para a concessão da honraria, a lei menciona o trabalho de Lula “realizado em prol do desenvolvimento de Quixadá e do Brasil, agindo com habilidade no trato da ciência política e no desenvolvimento de ações administrativas”.

Concessão de medalha Rachel de Queiroz a Lula.

As políticas de governo do ex-presidente permitiram a instalação, em Quixadá, de equipamentos como o campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), o que consolidou o município como polo universitário regional. Nos estabelecimentos de ensino técnico e superior privados, os programas do governo Lula, tais como Prouni e Fies, garantiram acesso de estudantes que não tinham condições financeiras para ingressar nestas instituições. Como resultado, milhares já se formaram e hoje exercem suas profissões.

Foi, inclusive, a política de interiorização do ensino superior que permitiu ao governo federal, ainda na gestão de Lula, levar cursos de medicina para além das grandes capitais. Quixadá está na iminência de receber um curso de medicina exatamente porque as portas foram outrora abertas pela atuação governamental de Lula.

Além da medalha Rachel de Queiroz, Lula receberá em Quixadá o título de cidadão de Iguatu, aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores daquele município. A proposta para conceder a cidadania quixadaense a Lula não foi votada a tempo e deverá ser apreciada em outra oportunidade.

O ponto alto da visita de Lula acontecerá na Praça José de Barros, a partir das 17h30, quando um grande evento público está programado para acontecer. Mais cedo, o ex-presidente concederá entrevista ao editor do Diário de Quixadá, Gooldemberg Saraiva, que será transmitida ao vivo durante a manhã pela Rádio Meio Norte FM 96.7, que fará a cobertura especial da visita durante todo o dia. A entrevista também será transmitida pela página do Diário de Quixadá no Facebook.


Compartilha:

Veja Mais