Sepultada em Juatama criança de Quixadá que faleceu com suspeita de covid-19

A criança, natural de Quixadá, e que faleceu na quarta-feira, 22, em unidade hospitalar de Fortaleza com suspeita de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi sepultada na tarde do mesmo dia no cemitério localizado no Distrito de Juatama, um momento marcado pela emoção e dor pela perda de uma vida tão precoce.

De acordo com a Secretaria de Saúde local, o procedimento de traslado do corpo de Fortaleza para Quixadá seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, assim como o próprio sepultamento, tendo sido restrito a poucas pessoas da família e em caixão lacrado. O coveiro, por exemplo, estava adequadamente paramentado com roupas especiais de isolamento.

A criança estava internada há três meses por outras razões, porém, depois de apresentar sintomas da covid-19, foi submetida à testagem. Como o resultado tem demorado para sair no Ceará, o falecimento ocorreu sem a confirmação ou descarte da suspeita de infecção. Nestes casos, o Ministério da Saúde orienta as autoridades que o caso seja tratado como SUSPEITO, com a adoção de todas as medidas de prevenção sanitária, visando proteger familiares e a sociedade.

O coronavírus é classificado internacionalmente como ameaça biológica classe de risco 3, numa escala que vai de 1 a 4, e por isso as autoridades de biossegurança consideram que não é seguro tratar casos suspeitos de maneira diferente.

Ao longo do dia, foram muitas as manifestações de pesar nas redes sociais pela dor de uma família com a perda de sua criança.

Vale ressaltar que este caso suspeito não está entre os 36 sob investigação da secretaria de saúde do Estado.


Compartilha:

Veja Mais