Contratante da pesquisa que favoreceu Ricardo Silveira mostra preocupação com pesquisa registrada por Ilário Marques

Contratante da pesquisa que favoreceu Ricardo Silveira mostra preocupação com pesquisa registrada por Ilário Marques.

O empresário Marcio Aurélio, ex-secretário da gestão João da Sapataria, mostrou preocupação, na noite deste domingo, 09, após saber que o candidato Ilário Marques registrou pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral, com divulgação prevista para sábado, dia 14, véspera do pleito.

Marcio foi o contratante da pesquisa realizada pela empresa Zaytec, feita entre os dias 2 e 5 de novembro, e que colocou o médico Ricardo Silveira (PSD), a quem ele apoia, como liderando a disputa em Quixadá.

O DQ teve acesso a um print de grupo de Whatsapp em que Marcio Aurélio dialoga com outra pessoa. Pela legislação, pesquisas eleitorais só podem ser registradas para serem divulgadas antes de domingo até a meia noite deste domingo, 08.

Uma pessoa de nome Flávio França afirma que precisa de um instituto sério para fazer uma pesquisa registrada e pede um contato. Marcio sugere: “Se você conseguir até meia noite ainda dá tempo” Flávio França, então, estranhamente indaga: “E se for extra oficial?” Marcio responde: “Aí pode qualquer dia, pra consumo interno.”

Quem vê o diálogo, que rapidamente se espalhou em diversos grupos, questiona: O contratante da pesquisa que favoreceu Ricardo Silveira estaria preocupado com a pesquisa registrada por Ilário? Não estaria Ricardo Silveira liderando tão na frente a ponto da divulgação feita um dia antes ter sugerido mais de cinco mil votos de diferença? Qual o motivo da preocupação, se existir?

Resultado: apenas algumas horas após Ilário registrar pesquisa, o candidato Ricardo Silveira correu para registrar outra. O gesto é forte, porque parece sugerir falta de confiança na pesquisa que acabou de ser divulgada. Além disso, sugere que a nova pesquisa encomendada, estranhamente mais barata que a anterior, atende interesse de anular o efeito de outra a ser divulgada na mesma data, e não apenas de revelar o cenário real da preferência do eleitorado. Ou seja: nasce morta no terreno da credibilidade.

A mesma empresa, a Zaytec, realizará a pesquisa encomendada pelo médico. Assim, duas pesquisas terão resultados divulgados no sábado, 14. Na guerra das pesquisas e das narrativas, só a pesquisa das urnas será capaz de colocar um ponto final sobre a preferência do eleitor quixadaense.


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