Neste sábado, 25, começa em Quixadá o carnaval popular 2017. A festa será inteiramente realizada pela iniciativa privada, sob coordenação do bloquinho de rua Vai Que Eu Vou, dirigido por quatro amigos, Ronner Pinheiro, Neto Dias, Ítalo Bethoven e Elton Fernandes. A festa inovará no formato – sendo distribuída em lugares diferentes da cidade durante os quatro dias -, e trará atrações conhecidas dos pré-carnavais de Fortaleza e de outros grandes centros urbanos, além de cantores locais.
O Diário De Quixadá conversou com dois diretores do Vai Que Eu Vou, Neto Dias e Ronner Pinheiro, para saber como será a programação e outras questões de interesse público, tais como a segurança e apoio médico.
AS ATRAÇÕES MUSICAIS
“Sobre as bandas que virão para o nosso carnaval, essas bandas hoje fazem sucesso no pré-carnaval de Fortaleza e no próprio carnaval de Fortaleza. A gente resolveu inovar. Fomos abordados várias vezes por pessoas que perguntaram porque não trouxemos isso e aquilo de forró. Eu acho que o carnaval cultural de Quixadá, como Quixadá é uma cidade pioneira, vai resgatar a verdadeira essência do carnaval aqui na nossa cidade”, disse Neto Dias.
Neste sábado, 25, explicou Ronner Pinheiro, haverá a apresentação do cantor quixadaense Caio Brito – que também participará estará em todos os outros dias da festa – e da banda Os Alfazemas. O local será a praça do Ginásio Coberto. No domingo, dia 26, os foliões se concentrarão na Praça da Cultura (praça do chalé) e a apresentação principal será da banda Os Transacionais. Na segunda-feira, dia 27, os foliões se dirigirão para a praça do Alto São Francisco e a alegria ficará por conta da banda Seuzaroldo. Na terça-feira, 28, a programação se encerra com a apresentação de Léo Frennesy na Praça Coronel Nanan. Todos os eventos começam a partir das 20 horas.
Uma novidade é que, no domingo, 26, acontecerá na Praça José de Barros, a partir das 16 horas, o Carnaval das Crianças, com brinquedos à disposição e um ambiente destinado inteiramente à diversão dos pequeninos.
SEGURANÇA E SOCORRO
Os diretores do bloco Vai Que Eu Vou firmaram parceria com o comando da Polícia Militar do Ceará que, nos quatro dias de feriado, intensificará a atuação na cidade, especialmente nos locais dos eventos, onde uma viatura ficará permanentemente. Houve, também, a contratação de seguranças do evento que, a toda hora, estarão atentos para manter a ordem e a integridade dos foliões.
Em relação ao socorro médico, o setor de transportes da Secretaria de Saúde preparou uma grande estrutura para o feriado. Estarão disponíveis duas ambulâncias no hospital Eudásio Barroso e um carro de apoio; outro carro atenderá os chamados dos distritos; um veículo de apoio com socorristas também ficará à disposição nos locais dos eventos.
Além do acima, uma equipe da Secretaria de Saúde realizará a entrega de camisinhas e panfletos educativos.
No vídeo a seguir, Ronner Pinheiro e Neto Dias fazem agradecimentos e comentários sobre a festa: