Boa Notícia: Quixadá consegue mais 5 ventiladores mecânicos e terá 10 unidades disponíveis para pacientes com covid-19

Quixadá consegue mais 5 ventiladores mecânicos e terá 10 unidades disponíveis para pacientes com covid-19.

Quixadá vai receber 5 leitos com ventiladores mecânicos no próximo dia 20 de maio para serem usados por pacientes com quadro clínico agravado pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Com a nova aquisição, o município passa a ter 10 leitos com ventiladores à disposição. Destes, 8 ficarão na Unidade Covid montada pela prefeitura e inaugurada no dia 1º de maio. Os outros dois atenderão à demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os 5 equipamentos novos foram articulados pelo prefeito Ilário Marques e pelo Deputado Osmar Baquit junto ao governo do Estado. Eles são referentes a uma remessa de 200 unidades compradas pelo Ceará da China. A disputa por cada unidade é enorme entre as prefeituras.

Eles serão entregues à prefeitura sem os monitores, mas Ilário afirmou ao Diário de Quixadá que já está providenciando a compra e que tudo deve ficar pronto em poucos dias após a entrega.

Apesar do interesse, nem todos os municípios do Ceará possuem capacidade de operacionalização dos equipamentos. Quixadá, porém, partiu na frente quando preparou a Unidade Covid com 14 leitos, laboratório 24 horas e ambientação adequada para montagem de equipamentos de ponta no tratamento da doença.

A própria prefeitura, que possuía 2 ventiladores instalados na UPA antes da crise sanitária, havia adquirido mais 3 por conta própria quando a situação epidemiológica no Brasil começou a piorar.

Profissional de saúde atuando na Unidade Covid de Quixadá.

Se não tivesse preparado a Unidade Covid, o recebimento de mais equipamentos ficaria comprometido. “Felizmente, tivemos essa visão antecipada. Investimos quase R$ 500 mil para deixar a unidade covid pronta em tempo recorde. Ela vai demandar, até o fim da crise sanitária, gastos mensais de quase R$ 300 mil”, disse o prefeito Ilário Marques.

“Não é um momento fácil. As circunstâncias estão exigindo tudo de nós quanto a avaliar o cenário, organizar ações, antecipar-se às necessidades e direcionar o combate ao vírus. Nossos profissionais de saúde são verdadeiros guerreiros e estamos trabalhando muito para permitir que eles tenham boas condições para exercer o ofício de salvar vidas”, afirma o gestor.

Ilário lembra, também, da dificuldade para comprar os ventiladores mecânicos. Até governos estaduais estão encontrando dificuldade junto aos fornecedores por causa da falta de matéria prima para fabricação e até de golpistas que estão vendendo equipamentos que não funcionam.

Paciente internado na Unidade Covid preparada em Quixadá. Local vai receber mais 5 ventiladores mecânicos.

Até aqui, as instalações em Quixadá foram determinantes para salvar vidas. A unidade covid, por exemplo, está hoje com 10 pacientes internados, e já chegou a ter mais, inclusive alguns que se mantiveram vivos lá até conseguirem vagas de UTI em hospitais de referência para tratamento da doença. Agora, com a chegada de mais ventiladores, o município espera ter ainda mais condições de enfrentar a crise.


Compartilha:

Veja Mais