Artistas Prejudicados: Aliado de Ricardo Silveira, vereador de Quixadá é um dos únicos no Brasil a não aprovar Lei Aldir Blanc

Aliado de Ricardo Silveira, vereador de Quixadá é um dos únicos no Brasil a não aprovar Lei Aldir Blanc.

O vereador Cabo Marlim (PL), aliado do médico Ricardo Silveira (PSD) e membro da bancada de oposição a Ilário Marques (PT) na Câmara Municipal de Quixadá, tornou-se hoje um dos únicos parlamentares do Brasil a não dar aprovação à Lei Aldir Blanc, prejudicando todos os artistas do município.

De acordo com observadores da sessão, enquanto Íris Freitas, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural explanava sobre como funciona a Lei Aldir Blanc, o vereador permanecia ao telefone, sem dar atenção às explicações. Depois das falas, ele simplesmente pediu vista e retirou o projeto de pauta, adiando autorização para que artistas do município possam entrar com editais para se beneficiar da nova legislação cultural.

Vale ressaltar que a Lei Aldir Blanc não é municipal, mas federal, e é a mesma para todos os municípios do Brasil. Apenas os valores destinados a cada ente federativo diferem.

Em ofício circular após o episódio na Câmara Municipal, Íris Freitas lamentou: “Ressaltamos que Quixadá foi um dos municípios brasileiros a aderir e a se tornar apto a receber os recursos da Lei Aldir Blanc, totalizando R$ 625 mil. E por incompreensão, falta de conhecimento ou de sensibilidade do ilustre vereador Cabo Marlim, o projeto não foi aprovado.” Íris, então, pede a compreensão de todos os artistas e solicita mobilização para impedir o parlamentar de travar os benefícios para os artistas da cidade, cujos setor foi um dos mais afetados pela pandemia.

Vereadores da bancada de apoio ao governo municipal também lamentaram a decisão de Cabo Marlim e atribuem sua atitude a suposta orientação do médico Ricardo Silveira. O médico não se pronunciou sobre o fato.

Nas redes sociais, o vereador divulgou a seguinte nota:

Na tarde desta sexta-feira (2) fui surpreendindo por uma falsa notícia de que um projeto de lei que visa a ajudar aos nossos artistas não havia sido aprovado Câmara Municipal de Quixadá porque eu votei contra. Isto não passa de uma mentira que tem por objetivo prejudicar minha imagem, tendo em vista o processo eleitoral vigente.
Nós últimos quatro anos, quem acompanha meu trabalho sabe do meu empenho e esforço para manter meu mandato a favor das pessoas menos favorecidas. Foi assim durante a análise do projeto dos catadores de lixo, foi assim quando eu fui procurado por diversos borracheiros que tiveram suas atividades prejudicadas por intervenção do Executivo. Não é uma mentira no período eleitoral que manchará o que eu venho fazendo nos últimos quatro anos Quem me conhece sabe que em relação ao projeto da Lei Aldir Blanc apenas pedi vista para que o dispositivo fosse melhor analisado.
É responsabilidade minha e dos demais vereadores fazer análise dos projetos que chegam ao Legislativo quixadaense. Os projetos que chegam a casa, podem representar melhorias na vida da população e, também, podem, ao mesmo tempo, prejudicar os cofres públicos, por isso devem ser criteriosamente avaliados.
Na próxima semana, o referido projeto será posto em votação e eu estarei embasado para justificar o meu voto. Saliento que eu não sou contra qualquer tipo de ajuda que venha atender a classe artística do município de Quixadá, sobretudo, neste momento tão crítico por qual passa não apenas os artistas da nossa terra, mas também toda a população, que sofre com a crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavirus.
Agradeço a quem teve a compreensão de que é necessário fazermos o nosso papel com responsabilidade e zelo com a coisa pública. Quero deixar os artistas quixadaenses certos de que podem contar com o nosso mandato na luta por suas causas. Nosso mandato é propositivo e está aberto ao diálogo com as pessoas interessadas no desenvolvimento do nosso município.
Abraços,
Vereador Cabo Marlin

Compartilha:

Veja Mais