O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, está afastado do cargo por decisão judicial. Antes, porém, deixou prontos o calendário de pagamentos de agosto, bem como o processo de adiantamento de parcelas do 13º salário.
No dia 13 de julho o DQ havia antecipado que Ilário Marques estava estudando maneiras de honrar esse direito dos servidores de forma antecipada.
Nesta quinta-feira (23), a prefeitura divulgou que os servidores da secretaria de educação, secretaria de desenvolvimento social e do fundo geral receberão seus salários de agosto no próximo dia 31. Os ligados à secretaria de saúde terão seus salários de agosto no dia 04 de setembro. Aposentados e pensionistas no dia 11 de setembro.
Além disso, 50% do 13º salário de 2018, a primeira parcela, será depositada nesta sexta-feira (24), nas contas de todos os servidores da secretaria de educação. Em 25 de setembro, será a vez dos servidores ligados ao Fundo Geral e à SDS. Em 24 de outubro a primeira parcela será paga aos servidores da saúde. E em 20 de dezembro todos os servidores receberão a segunda parcela ou a íntegra do benefício, no caso dos aposentados e pensionistas.
A medida antecipada por Ilário Marques representa certo alívio financeiro para os beneficiados e contribui para injetar dinheiro no comércio local, principal destinatário dos recursos distribuídos aos trabalhadores.
A Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE, já se manifestou no sentido de reconhecer a dificuldade que os executivos municipais tem para pagar o 13º salário. Várias prefeituras se preparam para lidar com a obrigação atrasando o mês de dezembro, e não antecipando os pagamentos. A crise financeira que assola os municípios cearenses é muito grave.