Em 64 cidades cearenses há risco de desabastecimento de oxigênio, conforme secretários municipais. Ainda em andamento, o levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) tenta diagnosticar a saúde nas localidades neste momento da pandemia da Covid-19. Em todo o País, mais de mil já alegaram risco de falta do material nos hospitais locais.
Impasses por falta de material hospitalar não é novo. A empresa White Martins, uma das principais fornecedoras no Ceará, afirmou em 25 de março que conseguiria atender a demanda cearense por até 15 dias. Ou seja, até esta sexta-feira.
Devido à alta demanda, em 14 de março, a A&G Gás informou que não ter mais condições de prover o abastecimento de oxigênio hospitalar e ar comprimido medicinal a Pacatuba, Ocara, Baturité, Guaramiranga, Pacoti, Amontada e Madalena. Com a crise à época, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), afirmou que não há escassez de oxigênio, mas problemas logísticos.
9 municípios do Sertão Central estão na lista do Conasems de lugares com risco de desabastecimento. Em relação a Quixadá, que aparece na lista, o prefeito Ricardo Silveira (PSD) informou, no domingo (04), que um tanque para uso de oxigênio em 10 UTIs instaladas pelo Governo Camilo Santana (PT) na Maternidade Jesus Maria e José, havia sido providenciado. A abertura dos leitos, inicialmente programada para 19 de março, foi adiada para este sábado, 10 de abril.
Veja lista de municípios com risco de desabastecimento de oxigênio, segundo o Conasems:
Alto Santo
Amontada
Aracati
Ararendá
Aratuba
Arneiroz
Baturité
Beberibe
Boa Viagem
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Cariús
Cascavel
Caucaia
Coreaú
Croatá
Cruz
Ererê
Fortim
Frecheirinha
General Sampaio
Groaíras
Guaiúba
Ibaretama
Icapuí
Independência
Ipaumirim
Ipueiras
Itaicaba
Itaitinga
Itapiúna
Jaguaruana
Jati
Madalena
Maranguape
Milha
Mombaça
Morada Nova
Mucambo
Mulungu
Ocara
Orós
Pacatuba
Pacoti
Paramoti
Pedra Branca
Pentecoste
Pindoretama
Piquet Carneiro
Poranga
Potiretama
Quixadá
Quixeré
Redenção
São Benedito
Senador Pompeu
Solonópole
Tabuleiro Do Norte
Tamboril
Tururu
Uruburetama
Varjota
(Com informações do O Povo)