2021 será o último ano de Dom Ângelo Pignoli como chefe da Diocese de Quixadá

2021 será o último ano de Dom Ângelo Pignoli como chefe da Diocese de Quixadá.

2021 será o último ano de Dom Ângelo Pignoli como Bispo da Diocese de Quixadá. No dia 04 de dezembro ele completará 75 anos, idade na qual os bispos católicos são obrigados a abrir mão do cargo e aguardar o envio de um sucessor a ser definido pelo Papa.

“Ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”, diz o item 401 do Código de Direito Canônico. Geralmente, a renúncia é enviada ao Vaticano pelos bispos alguns meses antes das suas datas de aniversário de 75 anos. O próximo passo é o papa aceitar a renúncia e dar início à escolha do novo comandante da diocese.

BIOGRAFIA:

Dom Ângelo Pignoli nasceu em Cappela Picenardi (Cremona, Itália) no dia 04 de dezembro de 1946, ano em que se desenrolava a Segunda Guerra Mundial. Era o caçula de cinco irmãos e uma irmã, filho de Virginio Pignoli e Maria Paolina Moreli Pignoli. Aos 14 anos, a família migrou para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo.

Ordenado Sacerdote em 19 de março de 1979, foi eleito Bispo diocesano de Quixadá no dia 03 de janeiro de 2007, tomando posse do cargo em 25 de março daquele ano. Ele sucedeu Dom Adélio Tomasim. Após 14 anos chefiando a Igreja Católica na Diocese de Quixadá, deixará o cargo em 2021.


Compartilha:

Veja Mais