Os dez municípios que compõem a Regional de Saúde com sede em Quixadá, no Sertão Central, receberam nesta segunda-feira (18), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19.
2.015 doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac, chegaram à noite em Quixadá, de onde foram distribuídas para Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.
Quixadá ficou com dois lotes de 561 doses cada para serem aplicadas, inicialmente, em pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A segunda aplicação ocorre alguns dias depois da primeira.
Os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus deveriam ser a prioridade máxima neste momento. Quixadá tem 1.648 profissionais de saúde, e as primeiras doses foram destinadas pelo Governo do Estado à vacinação de pelo menos 34% deles, ou seja, 560 pessoas.
Desde ontem, o prefeito Ricardo Silveira, sempre escoltado por forte aparato midiático, tem aplicado ele mesmo vacinas em várias pessoas. A prefeitura, porém, ainda não divulgou um Plano Operacional de Vacinação e, assim, não é possível determinar quais critérios tem sido seguidos para a escolha daqueles que estão sendo vacinados nas transmissões ao vivo feitas pelo prefeito.
No quadro acima, é possível ver as quantidades de doses distribuídas a cada um dos 10 municípios da Regional de Saúde de Quixadá e quantidade de profissionais de saúde que deverão ser vacinados com as primeiras doses.