1.314 agricultores tem nomes retirados dos órgãos de proteção ao crédito em Quixadá

1.314 agricultores tem nomes retirados dos órgãos de proteção ao crédito em Quixadá.

1.314 trabalhadores da agricultura familiar em Quixadá, no Sertão Central, tiveram seus nomes retirados dos órgãos de proteção ao crédito. O feito, coordenado pela Secretaria de Agricultura do município, foi possível graças à regularização deles junto ao Banco do Nordeste (BNB).

Todos estes agricultores tinham inadimplências com a instituição bancária que foram sanadas em parte ou totalmente pela prefeitura, reabrindo os canais de negociação com o BNB. Algumas destas dívidas terão descontos de até 95% e serão parceladas até 2030, com juros de apenas 0,5% ao ano. A regularização envolve, inclusive, as dívidas geradas entre 2011 e 2016.

Prefeito Ilário Marques e Secretário de Agricultura participam de evento no BCC.

Para o secretário de agricultura Kleber Júnior, a nova situação permitirá que os trabalhadores da agricultura familiar acessem novos créditos financeiros e possam investir em seus negócios. “Estamos gerando novamente a oportunidade do crescimento do homem do campo”, ressalta o gestor.

A prefeitura pretende, agora, trabalhar a questão da comercialização dos produtos do campo, orientando os agricultores e abrindo portas para eles, inclusive em outros municípios. O próprio município de Quixadá já consome até 30% da produção da agricultura familiar, com destinação para a merenda escolar, e pretende ampliar esse número.

A intenção da prefeitura, de acordo com Kleber Junior, é identificar outras atividades não relacionadas com a produção de gêneros alimentícios e que também são fontes de renda para os agricultores, e investir nisto.

Na quinta-feira, 28 de junho, uma grande reunião no Balneário Cedro Clube de Quixadá reuniu órgãos como Prefeitura, Banco do Nordeste, EMATERCE, IDACE e INCRA. Todos fizeram exposições destinadas a esclarecer seus respectivos serviços disponíveis aos agricultores.

Na ocasião, o prefeito Ilário Marques explicou que o município está disponibilizando por sua conta o transporte de milho do galpão da Conab, em Senador Pompeu, até Quixadá. O caminhão da prefeitura vai buscar as sacas de milho e faz a entrega na porta da casa do agricultor, diminuindo seus gastos e aumentando sua marem de lucro com a venda do produto.

Além do acima, o gestor municipal explicou que sua orientação é voltada para o fortalecimento do cooperativismo entre os agricultores.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais