O município de Iguatu, na região centro-sul do Ceará, teve um salto significativo no número de confirmações da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Em apenas 6 dias, os registros subiram de 2 para 8 no município com 102 mil habitantes. É o que mostra atualização da Secretaria de Saúde do estado na manhã deste domingo, 12.
Em Iguatu, 3 óbitos tiveram como causa o novo coronavírus.
O último óbito foi registrado na tarde da sexta-feira, dia 10. A médica Lúcia Dantas Abrantes, morreu no Hospital São Camilo após mais de dez dias internada na UTI.
No último dia 3, a primeira vítima foi um bebê de três meses. Ela foi diagnosticada com a Síndrome de Bartter – alterações nos rins que afetam a taxa de potássio no sangue. Ela fazia tratamento no Hospital Alberto Sabin, em Fortaleza. O laudo da morte apontou que a criança foi vítima da Covid-19.
A segunda vítima foi uma mulher de 33 anos. Ela morreu na quinta-feira (9). O resultado positivo do exame para Covid-19 saiu um dia antes do óbito da paciente. Ela apresentava ainda, conforme a secretaria de Saúde do Município, problemas cardíacos e fazia tratamento sistemático de hemodiálise. O laudo da morte também atestou para Covid-19.
Icó, município vizinho, com 68 mil habitantes, já registra 3 casos confirmados da covid-19.